2/25/2010


Trecho do livro “O pequeno Príncipe”(Antoine de Saint-Exupéry)-Sou uma raposa – disse a ela- vem brincar comigo - propôs o príncipe.-Estou tão triste... - eu não posso brincar contigo – disse a raposa.-Não me cativaram ainda – ah! Desculpa - disse o principezinho.Após uma reflexão, acrescentou: - o que quer dizer “cativar”?- Tu não és daqui - disse a raposa - o que procuras?-Procuro amigo. - disse. - que quer dizer cativar?- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa.-Significa “criar laços”... -criar laços? – exatamente.Tu não és para mim senão um garoto igual inteiramente a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidades de ti e tu não tens necessidades de mim. Mas, se tu me cativas, teremos necessidades um do outro. Serás para mim, único no mundo, e eu serei para ti, única no mundo.

Lendo o trecho deste Best Seller, não sei se fico extremamente FELIZ, ou extremamente triste... o motivo!?
Se for pra ficar FELIZ é por acreditar que ainda podemos pensar como o autor desta colocação citada acima, onde temos responsabilidades diretamente proporcionais aos sentimentos que criamos e desenvolvemos para com as outras pessoas, as vezes parecemos seres sem sentimentos, sem importância e diferencias, parece que somos rosas altamente iguais dentro de um grande jardim, quando na verdade, não existe sequer um ser igual ao outro, Deus em sua infinita sabedoria e criatividade, nos criou, gerou, formou, semelhante a Ele, entretanto, ouso talvez contar-lhes uma “novidade”, não fomos criados iguais! O que nos faz altamente diferentes uns dos outros, por isso que o nosso Pai através de Suas Escrituras, nos orientou a tolerarmos, suportarmos uns aos outros, não de qualquer jeito, mas amando uns aos outros, como amamos a nós mesmos! Um desafio e tanto!!
Mas quando olhamos para “o hoje”, verificamos que isso não tem sido uma verdade constante, e fico até triste em ressaltar que essa verdade muitas vezes não tem sido vivida nem de forma esporádica!! O que transforma a frase: Vc é responsável pelo que vc cativa, quase que extinta!! Talvez a frase até exista, não sejamos tão intolerantes, mas a prática é obsoleta, porque a verdade seja dita, nos tempos atuais o falar tem sido fácil, o agir é que tem ficado cada vez mais inexistente em nossas diversas práticas diárias.
Já ouvi frases do tipo: - Crer é ser, acreditar é poder, querer é tudo! Entre outras, umas mais belas que as outras!! Isso me faz FELIZ, porque se verdadeiramente colocarmos todas elas em prática, veremos que ainda podemos sair do Livro O Pequeno Príncipe, para nossa realidade, onde não somos príncipes, nem raposas, mas acreditamos que somos seres racionais e totalmente dependentes de cativar e ser cativados por outrem; criar laços, se relacionar, se perdoar, se amar, se permitir viver opiniões diferentes, superar obstáculos, não apenas terminar uma amizade, namoro, noivados, casamentos, porque acordei “não indo com a sua cara”, ou da noite para o dia, “não concordo com o seu pensamento”. Somos diferentes!!! Essa afirmação nos fornece um alívio, pois temos a certeza que não somos robôs, essa é uma informação valiosa, para os que acreditam que somos manipulados por “máquinas” superiores a nós que podem está acima ou debaixo da Terra.
Que a correria da vida, a falta de tempo para descobrirmos quem verdadeiramente somos e o que de fato queremos, que a preocupação com as incertezas do amanhã, não nos isente de procurarmos a importância que cada um temos no jardim, e principalmente, quanto vale as flores que estão ao nosso redor.
Que saibamos a essência verdadeira da frase EU TE AMO, e que creiamos sempre que o AMOR ainda pode ser ETERNO!!
E isso tudo sai do papel rapidinho, basta acreditarmos e colocarmos em prática!!!
O que você ainda faz lendo esse texto!? Use o teu celular que não sai do seu alcance, a internet que está a um click, a sua pessoa que pode ser projetada para o lugar que o seu cérebro mandar e demonstre o que estas a pensar!!!
Cada rosa e raposa ainda tem seu valor!!!

Rebeca Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário