4/23/2010

Dicas de Edmour Saiani para uma boa vitrine de loja…

Por Pedro Mello


Almocei hoje com o consultor Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência, uma das maiores empresas de consultoria em atendimento a clientes no Brasil. Saí do almoço com um novo repertório de ótimas sacadas, em sua maioria experiências reais que ele teve com seus clientes.
Pagamos a conta e logo que saimos do restaurante ele parou na frente de uma loja que eu estava olhando e começou a falar sobre a técnica de focar a atenção do cliente em apenas um único ponto da vitrine. Estávamos na frente de uma loja de brinquedos muito bonita e, depois de ouvir sua dica, voltei a olhar pra vitrine, com um olhar mais crítico. Finalmente compreendi o que ele queria dizer (veja a foto abaixo).





Apesar de ser uma vitrine bem montada, ela tem muitos brinquedos e não consigo lembrar de praticamente nenhum. Trocando em miúdos, ao invés de cativar minha atenção e me levar pra dentro da loja, fui embora por ter me distraído demais com a vitrine.
Seguimos em frente e paramos na vitrine da loja seguinte. Ele olha pra mim e mostra o dedão da mão pra cima, sinalizando um “jóia” bem positivo. Paro, olho a vitrine e entendo ainda mais o significado do foco em um único ponto. Apesar de três modelos estarem na vitrine, há uma única unidade entre cores, texturas e acessórios, incluindo a imagem de fundo da vitrine. Ou seja, era uma única vitrine com diversos produtos que realmente faz você vê-los de uma maneira diferente (veja a próxima foto)… uma forma “única”.





Continuamos a andar, passamos por outra vitrine bem montada com os ingredientes corretos para o “foco único” (foto abaixo).

Passamos pela porta de entrada dessa mesma loja e ele para novamente para mostrar outra estratégia. Apontou pra vitrine e explicou a regra das duas paradas, que significa conseguir fazer o “pontencial” cliente parar uma segunda vez na frente da vitrine. Dessa forma as chances de cativá-lo são dobradas e, consequentemente, colocar o cliente pra dentro da loja fica mais fácil. Mais uma vez, uma vitrine com um foco único para o cliente.
Continuamos a caminhada e logo em seguida aparece uma loja de roupas masculina com zilhões de roupas na vitrine. Só vi seu dedão pra baixo sinalizando que essa vitrine não levaria muitos clientes pra dentro da loja.
Poderíamos continuar a avaliar as demais vitrines, mas já estavamos atrasados para uma entrevista que ele daria para a TV Shopping, da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Por sinal, a entrevista ficou muito boa e assim que for veiculada darei um post sobre ela aqui.
Enfim… pequenos detalhes que passam desapercebidos por uma boa parcela de varejistas, mas que significam muito no resultado de vendas de qualquer loja.
E você, tem alguma experiência interessante como essa pra colocarmos aqui no blog?
ENVIE P/ O E-MAIL: REBECACUNHA@GMAIL.COM




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