6/29/2010

Árvore do Conhecimeto - Veja o que É?



Criado nos anos 90 pelo sociólogo e matemático Michel Authier, junto ao filósofo Pierre Lévy, o Sistema da Árvore do Conhecimento é uma espécie de programa de computador que permite que pessoas de diferentes perfis troquem informações e formem comunidades, como nas redes sociais Facebook e Orkut.

Um estudante de uma faculdade, por exemplo, pode descobrir qual tipo de aluno é, quais habilidades possui e como está em relação aos seus colegas. Isso pode se estender ao bairro, à cidade em que a pessoa mora ou à instituição na qual trabalha.

Para que uma árvore do conhecimento possa funcionar bem, é essencial que cada membro da comunidade possa exprimir suas experiências para compartilhá-las e avaliá-las dentro da comunidade. Não é como uma enciclopédia ou um dicionário, nem nada parecido. É um forma de conhecer muitas pessoas ao mesmo tempo, trabalhar e aprender em conjunto, compartilhar informações.

O sistema possui um mecanismo com uma lógica semelhante à dos sistemas de buscas de sites. A grosso modo, em um processo de seleção, como o da Votorantim Siderurgia, os textos e respostas dos participantes são mapeados a partir de palavras-chave. Esse conjunto de expressões, que na internet se chama nuvem de tags, é comparado ao perfil esperado pela empresa.

O candidato que apresentar a maior semelhança com o que espera a companhia ganha uma melhor posição no ranking. É o que os especialistas chamam de aderência. “A aderência é o nível de proximidade entre os resultados dessa avaliação e o desejo da companhia. Os candidatos são classificados por nível de aderência decrescente [da maior para a menor], e assim selecionados”, explica Maurício Curi, gerente-geral da Educartis, consultoria que trabalhou com a Across na seleção de jovens engenheiros para a Votorantim Siderurgia.

O candidato é avaliado de acordo com vários critérios, como habilidade de comunicação e negociação, desenvoltura para trabalho em equipe, diligência e pragmatismo. A grande vantagem da árvore do conhecimento é que o sistema permite à empresa conhecer muitas pessoas ao mesmo tempo, algo fundamental em processos seletivos com milhares de candidatos.

O método também tem sido aplicado em empresas e escolas do mundo todo para acompanhar a evolução do aprendizado. Curi explica ainda que a árvore representa graficamente o coletivo, ou seja, os conhecimentos, habilidades e competências de um determinado grupo de pessoas.

“Assim como em uma árvore de verdade, ela é composta por tronco, galhos e folhas, que indicam as partes comuns (troco) e os ramos (diferenciais) dos indivíduos, localizando-os como parte do todo e sinalizando o posicionamento de cada um no coletivo”, afirma. “Na Votorantim Siderurgia, utilizamos esse conceito para visualizar qual candidato aproxima-se mais das necessidades da empresa, ou seja, quais são aqueles que estão presentes nas partes do tronco, galhos e folhas mais significativos para a empresa.”


Fonte: Época Negócios


Nenhum comentário:

Postar um comentário