6/28/2010

Quem gosta de MENTIRA?


Quem gosta de mentira!?
Lendo o site Mundo do Marketing, encontrei esse artigo que postarei abaixo, ele fala o óbvio, excesso nas imagens publicitárias, chegando a alterar a verdade. Os clientes estão colocando a boca no trombone, não era de se esperar!?
Pinóquio só é bonitinho no filme e como se diz...a mentira tem PERNA CURTA, logo, logo, tem que se por um fim.
Confiram!!!

Toda profissão tem vícios recorrentes que parecem fazer parte do currículo escolar, já que se repetem em diferentes perfis de profissionais. Um dos vícios do Marketing é o uso indiscriminado de promessas exageradas, ou overpromising. Podemos encontrá-las nos materiais de comunicação de todos os setores e incluem produtos, serviços, imagens de qualquer natureza e modelos/pessoas.

Neste último caso, alguns players dos setores de moda e beleza recorreram à excessos do uso do Photoshop e conseguiram criar medidas corporais impossíveis. Estes extremos inseriram a discussão se o excesso de uso da beleza perfeita na mídia afeta a auto-estima dos clientes e se em alguma medida está começando a desconectar marcas de consumidores.

As construtoras também adoram a tática. É só você olhar um folheto ou um anúncio de novos empreendimentos em qualquer cidade brasileira e irá constatar que, de fato, vivemos em meio à selva. É difícil encontrar um prédio que tenha outros prédios na vizinhança. São árvores, florestas, vistas maravilhosas para a serra, para o mar e para o parque que fica do outro lado da cidade. As ilustrações mostram ambientes espaçosos em apartamentos de 50m².

Porém, o hors concours da tática é o setor alimentar. Os alimentos mostram muitas vezes um descompasso importante com sua versão real. Há aqui duas facetas. De um lado, a realidade nua e crua de muitos produtos, serviços e negócios não é atrativa o suficiente e é nossa função encontrar estratégias e táticas para vendê-los. De outro, hoje vivemos em uma sociedade que estabelece diálogo e se posiciona perante às marcas. O exagero tem incomodado consumidores que, indignados, entram em contato com serviços de atendimento para reclamar, enviam imagens comparativas entre anúncios e produtos que compraram para suas redes sociais e sentem-se decepcionados. Tenho a impressão de que abandonaremos o vício não por opção, mas por pressão de uma sociedade que não gosta que as empresas confundam appetite appeal com mentira.

Por Beth Furtado - Mundo do Marketing



Nenhum comentário:

Postar um comentário