7/12/2010

Os Líderes da Juventude



Como prometido, continuo a análise sobre a pesquisa da Empresa dos Sonhos, realizado pela Cia de Talentos. Uma parte dela é reservada a entender quem são os líderes que nós, os jovens da geração Y, elegemos para ter como referência. Chefes, fiquem contentes, vocês estão na décima posição. A última, diga-se de passagem, mas presente na lista, o que é importante. Em terceiro lugar aparece o presidente americano Barack Obama, seguido do presidente brasileiro, o conhecido Lula, que ficou com a segunda posição.

Os Xs, provavelmente acharão estranho ver o Lula na segunda posição. Aos Ys, nem tanto. A questão é que conhecemos um presidente com 85% de aprovação, segundo a pesquisa CNI/Ibope de 26 de junho. Não chegamos a ver o Lula sindicalista. Muitos jovens veem na história dele uma motivação para lutar, isso sem contar que e atual situação do Brasil ajuda em sua imagem. Aliás, os porquês apontados para ele estar em segundo lugar são sua determinação e persistência. Só por curiosidade: nosso presidente aparece na quarta coloção na pesquisa com os jovens argentinos.
O que surpreende é ver o Roberto Justus na primeira colocação. Ele é, relamente, empreendedor, inteligente, competente, tem visão de negócio e é decidido, como apontaram os entrevistados. Mas, acima de tudo, ele apresentou um programa em rede nacional e aberta voltado para esse público. Outro apresentador listado é Sílvio Santos, na nona posição. Isso mesmo, caros Chefes, o dono do SBT aparece acima de vocês.
Entre os outros nomes, estão Bill Gates (8) e Steve Jobs (4). Os empresários brasileiros Abílio Diniz (7) e Eike Batista (5) também são listados. O único nome que não é do mundo corporativo a aparecer na lista é o do treinador da seleção brasileira de vôlei masculino, o Bernardinho, que ficou com a sexta posição.
O mais importante é entender os porquês dos tais nomes. Para os jovens, um líder precisa ser empreendor, determinado, persistente, competente e inteligente. Ao menos são esses os pontos apresentados pelos que responderam a pesquisa. As três primeiras colocações resumem isso. Repare como as história de Lula e Obama têm muito dessas caracteristicas, assim como a de Justus. Então, Chefes, pensem nas suas atitudes a partir desses pontos. Quem sabe, no próximo ano vocês não sobem na pesquisa?

Fonte: Voce/SA

Nenhum comentário:

Postar um comentário