8/18/2010

Eneagrama - Descubra o seu perfil

Teste simplificado de Eneagrama

Redação Liderança

Com o Eneagrama, uma ferramenta de autoconhecimento, podemos reconhecer os aspectos fracos e fortes de nossa personalidade por meio de nove traços psicológicos e ainda avaliar nosso modo de ser e de nos relacionarmos com o mundo. Khristian Paterhan, um dos mais importantes divulgadores do Eneagrama no Brasil, desenvolveu um teste que auxilia a identificar o perfil psicológico. Nas questões a seguir, escolha a alternativa que mais tem a ver com você. Para cada pergunta, marque apenas uma resposta e descubra seu tipo.

1. Em qual situação você se enquadra?

a) Sinto minha vida como uma busca incessante daquilo que julgo perfeito.
b) Sou o tipo de pessoa que adora ser reconhecido e bajulado.
c) Possuo compulsão pelo trabalho.
d) Tenho a sensação permanente de falta... Simplesmente, algo ainda não aconteceu na minha vida!
e) Gosto de estar sozinho, pensando e meditando no meu canto em silêncio.
f) Sou muito inseguro, tenho medo de qualquer situação nova ou daquelas que acho perigosas, pois podem não dar certo e me machucar.
g) Sempre acho um significado positivo em tudo. Sou um idealista e otimista inveterado.
h) Tenho dificuldades em aceitar opiniões contrárias as minhas.
i) Às vezes, protelo o que tenho para fazer de mais importante, inventando um monte de desculpas.

2. Concordo que...

a) Primeiramente, a obrigação; depois, a diversão.
b) Toda a minha vida foi uma constante entrega de amor.
c) Gosto de criar uma imagem positiva de mim mesmo.
d) Sou extremamente sensível.
e) Ter de ir a uma festa é um sofrimento para mim, especialmente por ter de ouvir tanta bobagem.
f) Sempre demoro a concretizar algo, pois fico imaginando as possíveis consequências.
g) Adoro explorar territórios novos. Gostaria de poder voar ou colocar uma mochila nas costas e sair viajando pelo mundo.
h) Para mim, não existem obstáculos, sou capaz de qualquer esforço para conseguir o que quero.
i) Tenho procurado pensar mais em mim, no meu bem-estar, mas confesso que é difícil.

3. Em geral...

a) Meu dia-a-dia é tenso, cheio de cobranças e exigências.
b) Agradar aos outros é bom, porque desse modo recebo o que quero.
c) Tenho grandes dificuldades para expressar meus sentimentos.
d) Nada no presente me faz feliz, pois a lembrança do passado é muito forte.
e) Somente com indivíduos do meu nível intelectual é que me sinto mais à vontade.
f) Minha imaginação é poderosa e me provoca uma grande ansiedade.
g) Sou uma pessoa muito versátil, sei fazer várias coisas diferentes.
h) A vida é uma luta constante, só me aparecem desafios, só entro em complicações, mas, no fundo, até gosto.
i) Demoro para fazer as coisas, mas tento fazê-las bem-feitas.

4. Sinto que...

a) Estou sempre dizendo: “Eu tenho de...”, “Eu deveria...”.
b) Com jeitinho, consigo tudo o que quero.
c) Tenho grandes dificuldades para ficar quieto, meditando.
d) Não posso ser feliz em um mundo tão cego e insensível!
e) Gosto de ser reconhecido pelos meus conhecimentos especializados.
f) Tomar decisões é algo que não gosto e tento evitar sempre que possível.
g) Considero-me uma pessoa muito criativa e audaciosa. Planejar me dá prazer, executar nem sempre.
h) Abraço com muita determinação as causas que considero justas e verdadeiras.
i) Estou sempre disposto a ajudar os outros.

5. Percebo que...

a) Se não pode ser bem-feito, melhor não fazer!
b) Fico zangado quando as pessoas das quais espero reconhecimento me ignoram ou me fazem sentir em segundo lugar.
c) Quando fracasso, recupero-me rapidamente.
d) Ninguém compreende meus sentimentos.
e) Meu quarto é o único local da casa no qual posso ficar mais livre, sem ter de falar com ninguém.
f) Não aceito ser controlado ou obrigado a fazer algo.
g) Tento manter sempre o alto astral.
h) Preciso controlar tudo, mesmo percebendo o quanto isso me faz mal – no sentido de gastar muita energia.
i) E fácil me adaptar a qualquer tipo de pessoa.

6. Sei que...

a) Desde muito cedo me foi incutido um senso de responsabilidade – no sentido de que deveria dar o exemplo.
b) Ajudar as pessoas é maravilhoso.
c) É difícil ter tempo para minhas próprias necessidades.
d) Melancolia, esse é meu estado permanente.
e) Tenho dificuldades para viver relacionamentos amorosos.
f) Sentir-me seguro é essencial.
g) Minhas grandes paixões são as ideias, os novos conhecimentos e desafios.
h) Nunca estou satisfeito, sempre desejo conquistar mais e mais.
i) Costumo adiar muitas coisas importantes para mim.

7. Na verdade...

a) Sempre faço tudo bem-feito!
b) Adoro aplausos! A vida é um espetáculo.
c) Modestamente, sou o melhor na minha área.
d) Sinto-me diferente dos demais, sinto o que ninguém é capaz de sentir.
e) Sou capaz de ter momentos privados de lazer, sozinho é melhor!
f) Não gosto nada de falar de mim. Além de não gostar, não tenho a menor vontade.
g) Sou um pouco (ou muito) narcisista, simplesmente me adoro.
h) Sinto que posso conquistar o mundo.
i) Procuro me ajustar ao mundo, dividindo-me entre todos os que me rodeiam, facilitando ou resolvendo a vida deles.


RESULTADO

Some quantas vezes você respondeu a mesma letra, por exemplo: se respondeu quatro vezes ou mais a letra A, terá tendência ao traço 1. Maioria B, traço 2. C, traço 3. D, traço 4. E, traço 5. F, traço 6. G, traço 7. H, traço 8. I, traço 9.

No caso de empate, terá tendência a mais de um traço, o que é normal, pois os nove se dividem em três grupos: centro físico, centro emocional e centro intelectual. Veja, a seguir, em qual traço você se enquadra.

Traço 1 – Perfeccionista

Preocupados sempre em fazer o correto, os possuidores desse traço acreditam que existe uma forma ideal de perceber e atuar no mundo, por isso são extremamente críticos consigo e com os outros. A renúncia das suas necessidades gera o ressentimento e a raiva, que são constantemente reprimidos pelo seu modelo de ser humano perfeito. Tipos 1 são fiéis e capazes de projetar um idealismo ético, além da satisfação de realizar um trabalho bem-feito.

Traço 2 – Generoso

Os indivíduos que possuem esse traço estão sempre buscando ajudar os outros, porém não de uma maneira totalmente altruística, mas também para receber como troca o amor das pessoas. Constroem suas relações de forma a se tornarem indispensáveis, e se orgulham disso. Um traço 2 evoluído desenvolve a capacidade de dar amor de uma maneira genuína.

Traço 3 – Performático

As pessoas que possuem esse traço buscam ser admiradas e amadas pelo sucesso de suas realizações. A principal área de interesse delas é o trabalho. Além disso, confundem o seu “Eu real” com o seu papel profissional diante do mundo. Tornam-se aquilo que fazem. Obcecados pela imagem, acabam reprimindo os próprios sentimentos e se adaptam à forma mais apropriada para exaltar seu desempenho em cada situação. Numa manifestação positiva, o traço 3 pode tornar-se um líder eficiente.

Traço 4 – Sofredor

Focalizam sua atenção no amor ausente, sentindo-se frustrados quando o amor está a seu alcance. Possuem, por isso, um forte sentimento de abandono e perda. Evitam o comum e o ordinário, o ideal nunca é o aqui e o agora. São trágicos, sensitivos, artísticos. Por outro lado, podem desenvolver uma profunda sensibilidade, emotividade e uma grande capacidade de auxiliar os outros.

Traço 5 – Racional

Sempre em busca da privacidade e do não envolvimento, os possuidores desse traço supervalorizam o autocontrole em busca das chaves de funcionamento do mundo. Na fuga do mundo e a necessidade de controle, armazenam conhecimento e buscam formas de explicar as emoções. A postura distanciada desses indivíduos pode produzir análises mentalmente claras e confiáveis.

Traço 6 – Questionador

Questionadores sentem-se usualmente ameaçados, suspeitam das motivações dos outros e buscam pistas que comprovem a sensação de medo. Os tipos seis fóbicos paralisam-se em situações de conflito. Por outro lado, os tipos seis contrafóbicos enfrentam o medo de forma agressiva. Em qualquer caso, o mundo sempre será um local ameaçador, o que faz com que desenvolvam a capacidade de identificar as intenções ocultas.

Traço 7 – Impetuoso

Os tipos sete são geralmente alegres e radiantes. Para eles, a vida deve ser antes de tudo prazerosa. Refugiam-se, contudo, no prazer mental, evitando a dor e o sofrimento. Temendo a limitação, tentam escapar do compromisso mantendo múltiplas opções. A forma de prestarem atenção às várias possibilidades pode levá-los a sintetizar conexões criativas e inovadoras.

Traço 8 – Justiceiro

Preocupados com a justiça e o poder, os possuidores desse traço combatem pela defesa de si mesmo e dos seus protegidos. Percebem as situações de forma extrema: “Oito ou oitenta”, o que os leva, em muitos casos, à agressividade. Desejam previsibilidade e controle em suas vidas, porém, após alcançá-los, rapidamente tornam-se entediados e buscam novos desafios para defender. Tipos oito evoluídos podem demonstrar líderes capazes de utilizar sua energia extra com sabedoria.

Traço 9 – Pacífico

Amáveis e agradáveis, os possuidores desse traço levam a fama de serem “gente boa”. Estão sempre dispostos a prestar auxílio aos outros, desviando-se, contudo, de seus desejos e metas pessoais. Por outro lado, podem ser excelentes conselheiros, negociadores e uma ótima companhia para um bom papo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário