9/03/2010

Todo Mundo Junto Agora


Atrair novos clientes, e fazê-lo com rapidez, é um dos grandes desafios enfrentados por jovens negócios em qualquer parte do mundo. Com esse propósito, a rede carioca de iogurterias Yoggi, fundada em 2008, decidiu montar uma loja no meio de um cenário de novela. Mas essa não seria a única estratégia da empresa. Correndo por fora, outra ideia propunha um esquema de vendas ainda não explorado pela marca, e um tanto peculiar: colocar à venda, pela internet, cupons de descontos agressivos pelo período fixo de 24 horas. Em uma quinta-feira de agosto, a promoção foi ao ar no Peixe Urbano, um site que reúne ofertas em dez cidades brasileiras. O retorno do investimento era incerto, mas não demorou a aparecer: mais de 23 000 cupons de iogurte foram vendidos ao final do dia - o equivalente a três vezes o volume médio de vendas de uma loja em um mês. "Descobrimos uma isca poderosa para chamar novos clientes", diz Bruno Grossman, um dos sócios da Yoggi. Para dar conta da demanda nas lojas, as equipes tiveram de receber reforços. E o novo modelo de ofertas, antes tido como arriscado, deverá ser incorporado ao calendário de ações de marketing do grupo.

Criada em Chicago no final de 2008, a Groupon é a grande inspiração de sites de ofertas diárias como o Peixe Urbano. Ao oferecer uma única promoção por dia, com descontos de até 90% sobre serviços e produtos, a Groupon fez fama rápida na internet. De Chicago, o negócio chegou a mais de 200 cidades de 26 países. Na revista americana Forbes, a Groupon foi chamada de "companhia de crescimento mais rápido de todos os tempos", uma referência às chances de se tornar a empresa mais jovem a alcançar 1 bilhão de dólares em faturamento. Somente em 2010, estima-se que as vendas somem 500 milhões de dólares.

Modelo renovado

Aproveitar o poder de compra coletivo da internet para negociar melhores preços de produtos e serviços não é uma ideia exatamente inédita. No início dos anos 2000, companhias como Mercata e Mobshop receberam investimentos milionários para tentar colocar de pé negócios que apostavam tudo no poder das compras em grupo. Todas elas fracassaram. O que explicaria, então, o sucesso recente de sites como o Groupon? Um bom número de razões. É óbvio que, dez anos atrás, não havia tantos compradores online.

Fonte: Revista Exame

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