10/10/2010

Os dez passos para a aprendizagem integral

1 - Se alguém já fez, você também pode fazer. Se ninguém ainda fez, você pode ser o primeiro a fazer. Santos Dumont pensava exatamente assim. É esta forma de pensar que distingue o gênio das pessoas comuns.

2 - Jamais diga "vou estudar"; diga simplesmente "vou aprender". Esta simples mudança de afirmação vai provocar uma revolução fantástica no seu cérebro.

3 - Se está difícil aprender alguma coisa, relaxe. Não esquente a cabeça. Creia que você pode aprender tudo o que quiser porque o seu cérebro foi concebido para que você aprenda tudo. E naturalmente. Portanto, relaxe e divirta-se, porque logo você vai aprender.

4 - Nem todas as verdades são explicadas pela razão. Há verdades que pertencem ao mundo da imaginação e outras que pertencem ao mundo da fé. No entanto, todas são verdades. Jamais esqueça disso antes de chamar alguém de ignorante.

5 - Tudo vai acontecer se você acreditar firmemente que vai acontecer. Assim pensava Thomas Edison. Assim pensava o Mahatma Gandhi.

6 - A imaginação é a fonte da criatividade. E a ousadia, a fonte das realizações. Portanto, o grande segredo é...sonhar e tentar. E quanto mais, melhor.

7 - Uma mentira - como dizia Mario Quintana - é só uma verdade que esqueceu de acontecer. Todavia, "se você repetir insistentemente essa mentira ela acabará transformando-se numa verdade". E isto, quem disse foi Maquiavel.

8 - Só os gênios, os santos e os rebeldes dignificam a raça humana. E, destas três condições - genialidade, santidade e rebeldia - uma você pode "disparar" agora, neste momento: a rebeldia. Como? É simples: indignando-se profundamente contra a injustiça, contra a tirania e contra todos os atos que reduzem - principalmente os pobres - à condição de sub-raça humana.

Nota: Se você não se indignar profundamente com esta foto, se não sentir uma forte repulsa contra a covardia dos poderosos que permitem - e até promovem - cenas como esta, que reduzem a condição humana ao nível mais miserável da existência, por favor, saia desta página, porque nada do que está aqui escrito terá o menor sentido na sua vida.

9 - O Universo está pronto. Todas as leis já foram criadas e todas as regras já foram definidas. O que lhe cabe fazer é tão-somente descobri-las, sem jamais esquecer que todas as leis e todas as regras foram colocadas à disposição de toda a humanidade. Elas não foram definidas na Criação para servir a um só homem ou a uma só nação. Elas são propriedades de toda a humanidade.


10 - Pode ser que você nunca se torne um gênio, mas isso não vai fazer a menor diferença; você vai continuar sendo dono da sua vida e poderá desfrutá-la ao máximo. Você poderá amar bastante pois que para amar não é preciso ser gênio. E, se quiser, poderá dignificar a sua condição de ser humano sendo generoso e solidário, porque a humanidade precisa muito mais de solidariedade do que de genialidade, precisa mais de fraternidade do que de inteligência, precisa mais de afeto do que de luz. Agindo assim, no fim da vida você sentirá a incrível sensação de que viveu, foi feliz, fez, participou, colaborou, enfim, cumpriu sua missão de forma genial. Pra que mais, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário