11/10/2010

DE ONDE VÊM AS IDEIAS?

Como você tem ideias? Qual é o seu processo para gerar ideias? Qual hora do dia você trabalha melhor com suas ideias? Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Que critérios você usa normalmente para avaliar suas ideias? Qual a sua melhor estratégia para aplicar as idéias? Como as suas ideias inspiram produtos e serviços melhores para sua empresa? As respostas a essas perguntas podem nos levar ao tão almejado Processo Criativo.

Pare agora a leitura do texto e pense na última ideia que você gerou e implementou. Quais foram as etapas? Onde você estava e o que estava fazendo quando teve o “click criativo” ou o inconfundível “A-HA!”? Quais indicadores você usou para garantir que a ideia fosse viável? Como você colocou a ideia em prática? O que você descobriu no final da estória?

Diante do desafio de desenvolver um conceito ou resolver um problema, cada indivíduo tem um “jeito próprio” de chegar a uma conclusão e/ou solução, mas acredito que é possível mapear um processo criativo com etapas comuns, que permitam conhecer e otimizar nossa forma de trabalhar com as ideias. Roger Von Oech, CEO da Creative Think – empresa especializada em estimular a criatividade e a inovação para o mundo dos negócios – em seu livro “Um chute na rotina”, da Cultura Editores Associados, apresenta quatro etapas do processo criativo:

EXPLORADOR + ARTISTA + JUIZ + GUERREIRO.

Explorador representa o momento que procuramos as ideias. Se olharmos sempre nos lugares sabidos, encontraremos sempre o mesmo. O importante nessa fase é incentivar o olhar a partir de novos pontos de vista e procurar matéria-prima para gerar novas ideias.

Artista é hora de usar a imaginação, adiar o julgamento e incentivar o bom humor. O exercício é transformar as informações em novas ideias. Use metáforas, associações, analogias, conexões. Por que não? E se… .

Juiz irá avaliar cada ideia. Sua função é examinar a criação do artista e decidir o que fazer com ela: realizá-la, modificá-la ou descartá-la. Este é o momento oportuno? Critérios: impacto, urgência, recursos e implementação.

Guerreiro colocará as ideias em prática. Do planejamento à execução. É necessário a convicção que é possível fazer acontecer. Saber e não fazer, ainda é não saber. Passe do dito ao feito.

O processo criativo não é uma sequência linear de passos, mas um círculo em contínuo movimento. Uma das tarefas do Guerreiro é “ligar as duas pontas”, ou seja, informar aos outros personagens o que funciona e o que não funciona e quais as possibilidades de implementação.

E aqui vai uma Dicaduka: Tente identificar cada um dos comportamentos dos personagens durante a geração e a implementação das suas ideias. Ao refletir e perceber em que fase você está, pensamentos no momento adequado poderão ajudá-lo a aumentar a sua eficiência durante o processo.

Vamos ver se você consegue identificar as 24 frases abaixo com os respectivos comportamentos de cada um dos quatro personagens.

Explorador (E) Artista (A) Juiz (J) Guerreiro (G)

Envie as respostas, a primeira letra de cada personagem no respectivo item, para o blog Mochileiro Corporativo da Você S/A até o dia 15 de novembro de 2010. Todos que enviarem as respostas concorrerão ao sorteio de um (1) livro chamado “Espere o inesperado”, de Roger Von Oech. O sorteio será realizado no dia 16 de novembro de 2010, às 12h00, e o ganhador será informado na próxima edição desse blog (16 de novembro).

  1. ( ) Afie sua espada. Que habilidades você vai precisar desenvolver?
  2. ( ) Atice sua chama interior. O que o motiva a agir?
  3. ( ) Bastante não basta. Tenha idéias aos montes
  4. ( ) Compare. Crie uma metáfora
  5. ( ) Conecte. Associe sua ideia a outros fins
  6. ( ) Contras. Quais as desvantagens?
  7. ( ) Crie um mapa para se orientar. Tenha em mente o que procura
  8. ( ) Elimine. Quais os tabus? Quais regras podem ser quebradas?
  9. ( ) Imagine. E se…?
  10. ( ) Incube. Deixe algumas em banho-maria
  11. ( ) Maturidade. O momento ideal para lançar uma ideia
  12. ( ) Não subestime o óbvio. O que está bem diante do seu nariz
  13. ( ) Objetivo. Para que serve?
  14. ( ) Parodie. Brinque com as idéias
  15. ( ) Probabilidade. Quais as chances de êxito?
  16. ( ) Prós. Quais as vantagens?
  17. ( ) Quebra a rotina. Use obstáculos para sair dos trilhos
  18. ( ) Saboreie a vitória e aprenda com as derrotas. O que sentiu?
  19. ( ) Saia do seu quintal. Explore outras áreas, outros ramos e setores
  20. ( ) Seja curioso. Adote a visão perceptiva
  21. ( ) Seja ousado. Quais as suas qualidades para realizar?
  22. ( ) Trace um plano. Qual a sua estratégia?
  23. ( ) Use bem sua energia. Evite as batalhas inúteis
  24. ( ) Veredicto. Qual a sentença?

Assim como a pedra é modelada pelo fluxo da água do rio e a árvore é vergada pelo vento e pela chuva, somos moldados pelo nosso ambiente. Isso influencia nossa maneira de ser e pensar. Ao contrário da pedra no rio ou da árvore na montanha, podemos escolher alguns processos nos quais queremos nos envolver. O produto do processo criativo é a inovação.

CRIA + ATIVA + MENTE = i9!

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Paulo Campos

Fonte: Você S/A

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