11/22/2010

EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Se você tem o mesmo problema que eu, você já esqueceu alguma coisa ou várias,alguma vez em sua vida!
E como lutar contra isso?! Ou pelo menos amenizar...segue algumas dicas.



1) Procurar novas utilidades para cada coisa.
A rotina é o maior obstáculo para nossa criatividade, estamos acostumados a fazer as coisas sempre da mesma maneira usando as coisas do mesmo jeito. Procurar novas utilidades para cada objeto( principalmente para os sem uso), além de exercitar a criatividade pode contribuir para o meio ambiente pois promove a reciclagem. Exemplificando: Usar mouse pads velhos para fazer palmilha de sapato. Usar caneta sem tinta para fazer vinco em trabalhos que tenham dobra.

2) Explicar de diversas formas a mesma coisa.
Um ótimo exercício para aumentar a criatividade na hora de redigir é tentar definir termos da mesma forma que eles estão no dicionário, sem consultá-lo é claro. Além de encontrar vários sinônimos para a mesma palavra, ajuda a escrever de uma forma clara e objetiva.
Por exemplo, você já pensou em como definir a palavra surpresa como se fosse no dicionário? Aí vai uma definição sem consulta: Efeito causado por aquilo que está fora das expectativas.

3) Brincar de continuar.
Um jogo que estimula a imaginação. A partir de um traçado qualquer, iniciado por outra pessoa, o participante deve terminar o desenho de forma a criar uma figura conhecida. Além de encontrar possibilidades novas para o que parece muitas vezes um rabisco, estimula desenhar os objetos de uma forma jamais imaginada.




Variação: Se você estiver sozinho, feche os olhos e rabisque no papel qualquer forma, depois procure encontrar no desenho alguma figura conhecida, desenhando seu contorno. Você vai se surpreender.


4) Jogo das palavras.
Consiste em uma pessoa dizer uma palavra qualquer e o outro participante dizer imediatamente a primeira coisa que aquela palavra lhe fez lembrar, e assim sucessivamente.
Estas são algumas das maneiras que encontramos para exercitar nossa criatividade. Qual é a sua? Deixe seu comentário. Esperamos que as ideias se multipliquem com a participação de todos.

Fonte: Entreclics

Nenhum comentário:

Postar um comentário