12/13/2010

COACHING


Aulas de Coach durante essa semana, amo estudar a respeito desse assunto, por esse motivo estarei compartilhando com vocês as vivências em sala.
A arte de ouvir! Saber ouvir, é uma proeza mesmo! Nascemos com dois ouvidos, como diz o ditado, e apenas uma boca, entretanto, o que mais gostamos de fazer é falar e falar.
Saber ouvir de verdade, por inteiro, é super difícil, não impor seus conceitos, pensamentos, ideais na conversa, podemos considerar uma possibilidade super remota.
Na aula de Coach de ontem, falamos um pouco sobre isso, o quanto é crucial a potencialidade do ouvir no processo do coaching.
Acho essa técnica maravilhosa, pois nos arremete a questionamentos reflexivos e através destes, conseguimos obter mais de nós mesmos, achamos pontos que precisam ser moldados, a fim de terem a produção devida, da melhor forma em eficiência e eficácia.
Não é nada simples passar por esse processo, ou até mesmo levar outros a viverem essa experiência, sobretudo em meio as intempéries, garanto que vale super a pena.
O case que levamos para tratar de forma prática, num processo de coaching em uma corporação, foi exemplificada por um funcionário que possuía um problema, não conseguia trabalhar em equipe. O que fazer inicialmente com essa pessoa, frente ao processo coaching?

Primeira atitude:
Levantar pontos, cujo a pessoa acredita ser essencial em um trabalho de equipe.
Faz-se uma pergunta do tipo: - O que você acredita ser fundamental para o trabalho em equipe?
Dessa forma o mesmo vai buscar atitudes, valores, ações que devem ser tomadas para obter um bom desenvolvimento em grupo.

Segunda atitude:
Trazer a tona um momento em que essa pessoa conseguiu ter uma experiência positiva no que se refere ao trabalho em equipe.
Faz-se uma pergunta do tipo: - Descreva uma experiência que você foi membro de um grupo e funcionou muito bem. Relate como isso aconteceu, como você funcionou.
Através desse questionamento serão enaltecidos os pontos positivos que o mesmo possui, ao trabalhar em equipe.

Terceira atitude:
O fazer lembrar de uma cena em sua vida, cuja lembrança foque um feedback positivo, por mérito ao ter uma boa desenvoltura em equipe.
Faz-se pergunta do tipo: - Você lembra de algum momento, onde recebeu um feedback positivo por algum trabalho em equipe?
Essas recordações, proporcionará sentimentos benéficos, no sentido de se avaliar positivamente ou se questionar sobre o por quê, de não ter recebido elogios, caso seja a resposta dada pelo mesmo.

Quarta atitude:
Depois desse momento "lembranças e recordações" de vivências práticas, a cerca do assunto, será deslocado o que ele viveu outrora sobre essa situação e questionada a validação da aplicabilidade de tudo isso nos dias de hoje. O que foi feito de bom ontem, serve pra hoje?

Por último
, pede-se que seja descrito a atuação dele como membro de uma equipe hoje, no contexto no qual o mesmo se encontra inserido na atualidade.
Bem, esse foi um exemplo que achei de suma importância, para compartilhar com vocês que são líderes e precisam saber lidar com pessoas, que possuem aptidão para trabalhar muito bem em equipe, ou não. E até mesmo com você, que pode está passando por esse problema agora! Vale a pena parar e se questionar, direcionando sua reflexão aos pontos citados acima.

Boa Sorte e tenha a certeza que somos capazes de fazer mais do que podemos imaginar!
VOCÊ CONSEGUE!

Rebeca Barros

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