12/08/2010

CONSUMO CONSCIENTE

CONSUMO CONSCIENTE, o que é isso? Ao ler um artigo falando sobre esse assunto, me interessei bastante. A palavra consumo em si, já nos arremete a uma sensação bem agradável, quem não gosta de comprar? Adquirir bens e serviços "novinhos em folha", constantemente?! É uma maravilha! Contaremos a exceção com os dedos das mãos, em relação as pessoas que não estão nesse grande barco de aquisições constantes! Lutar para não comprar, é uma luta. Todavia, não vim falar aqui vos incentivando a comprar mais ou menos, todavia, disponibilizei esse post, para propagar o interesse de um novo tipo de consumo, o consciente.
Sabemos que a nossa natureza está se decompondo... Cada vez mais, temos perdido áreas verdes, fauna, flora e etc, e um dos vilões se chama consumo "inconsciente". Quem tem colhido e vivido o reflexo disso tudo? NÓS!! Nossas crianças e todos aqueles que ainda estão por vim, cada um com índice maior de sofrimento. Me perdoem o "drama", mas é a verdade, sem acréscimo e sim, com muitos descontos, porque o que temos visto de enchentes, aumento de temperatura, caos natural mesmo! Não pode nem ser mensurado. A natureza não está se segurando mais em pé. O que podemos fazer? Quanto consumidores refletir mais, escolher de forma consciente os nossos produtos, nos questionar sobre a fabricação do mesmo, como ela foi realizada. Após o uso, como será descartado? E assim sucessivamente. É ter a capadidade reflexiva do impacto que aquela compra, reflete de forma direta ou não para a questão voltada a sustentabilidade. Um dos exemplos desse tipo de consumidor, é aquele que se dispõe a levar suas sacolas para carregar as compras, trocando as plásticas, que possuem um longo prazo para se decompor; é aquele que escolhe uma geladeira que consome menos energia, entre outros aspectos.
Gostei de uma colocação que um site deu ao falar a cerca desse assunto, vou parafrasear para vocês. "O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas desse ato, não apenas para si, contudo, também para as relações sociais, a economia e a natureza. Esse tipo de consumidor, também busca disseminar o conceito e a prática de consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações".
Concluo, expressando a minha colocação em relação ao perfil desse consumidor, um valor que ele possui de forma intrínseca é a ética. Desejo de viver não apenas para si, todavia, desejo de viver em si, com todos. Quando temos esse pensamento, somos consumidores conscientes, somos mais humanos e somos muito, mais muito beneficiados, com aquisições muito maiores do que bens ou serviços. Ganhamos o que está acima disso tudo, MAIS VIDA DE VERDADE.
Eu quero ser uma consumidora consciente. E você?
Rebeca Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário