12/06/2010

BLOGUEIRO: CONTA TUDO!


O Marketing Blog é super conceituado em sua área, eles fazem um trabalho sério e se preocupam em informar da melhor maneira possível.
Admiro muito a postura dessa turma, por isso, o nosso próximo XERETADO, será o Reinaldo Cirilo. A entrevista com ele foi ótima, do tipo no Jô, quando o entrevistado tem que ir e todos dizem: aaaahhhh!!! ( Com um tom meio pra baixo ) Mas...Vamos xeretar?

Rebeca Barros - Como você foi parar no mundo do Blog?
Reinaldo Cirilo - Estava fazendo um curso de Marketing em 2007 e conheci um amigo, o Caio Bertoni, que sempre me falou que queria montar um blog, principalmente porque nós ficamos apaixonados pelo curso e gostaríamos muito de conversar sobre Marketing com pessoas em geral.


RB - E a escolha pela área de Marketing?
RC - Olha, essa escolha não veio tão cedo. Eu sempre fui apaixonado por comunicação e publicidade, mas acabei fazendo Direito, sou advogado com carteira da OAB e tudo mais (vem de família). Em 2005 eu comecei a trabalhar em uma empresa multinacional e lá comecei a me deparar com a área de Marketing, eu comecei a entender o trabalho deles e fiquei encantado, pensei, quero isso.
Fiz um curso de Marketing de Relacionamento em 2006, com o mestre Marcelo Myashita e depois não parei mais.


RB - Você tem uma carreira profissional, paralela a vida de Blogueiro?
RC - Sim, atualmente eu atuo em uma indústria farmacêutica multinacional, na área de bens de consumo, com marcas conhecidas mundialmente, como Coppertone. Eu atualmente sou Coordenador de Trade Marketing, que é uma área relativamente nova no Brasil, que dá suporte as estratégias de Marketing no Ponto de Venda. Essa área é interessante, pois cuidamos de Merchandising, Comportamento do Consumidor, Precificação e etc.
Eu também sou responsável pela América Latina, em um projeto mundial de redes sociais da empresa,outra paixão minha, redes sociais, marketing digital e todo esse mundo.

RB - O que você fez para obter o sucesso do seu Blog?
RC - Trabalho X Trabalho + Trabalho + Conteúdo + Seriedade + Posts Diários = Sucesso.
Não foi fácil, começavamos com 5 visitas por dia, 10 , 30...sempre sonhávamos com as centenas de visitantes. Mesmo com pouca visita, nós faziamos um trabalho sério, foram chegando consultores para o blog, nunca foi um blog individual. O trabalho sempre foi muito sério, o exemplo é que já "demiti" alguns colaboradores, que não levavam a sério e isso estremeceu inclusive amizades...
Depois, com 1 ano e alguns meses, fomos premiados pelo prêmio TopBlog 2009, como o segundo blog de Comunicação -Categoria Pessoal - mais votado do Brasil e o terceiro lugar pelo Júri Técnico, um grande passo para começar a crescer. Dedico também o sucesso aos amigos colaboradores, que escrevem constantemente, de maneira gratuita, as pessoas que escolhi a dedo para fazerem parte do Projeto, ao Twitter pela lealdade dos seguidores e dessa maneira a audiência chega. Esse ano fomos para a final de novo, do prêmio Top Blog, entre os 3 mais votados do Brasil...o resultado sai dia 18/12.
RB - Vou torcer pelo Marketing Blog!

RB - O que você pretende alcançar com o Blog?
RC - Ele já foi tão importante pra mim. Eu recebo convite para aulas, sondagens profissionais, mudei de área da empresa, pois na seleção eu mostrei o blog e meu atual gerente se encantou...
Sempre brinco que devo muito mais ao blog, do que ele a mim...eu sou obrigado a me manter atualizado e ligado o dia inteiro, leio tudo que aparece da minha área, faço vínculo com blogs de marketing internacional e nesse quesito estamos na frente de outros blogs do gênero.
O blog se profissionalizou este ano, temos um webmaster que cuida de todo o suporte, ano que vem tem novidades em layout e tudo mais. Estamos ofertando espaços de publicidade, e fazendo parceriais estratégicas...em breve vai pintar cursos e outras novidades.

RB - O que te faz feliz?
RC - Um belo sorriso, estar com minha esposa, amigos e familiares.
Voltar para casa, pegar uma praia, fazer exercício, brincar com criança, acabar o dia de trabalho com a missão cumprida e etc. Sou uma pessoa de gosto simples.

RB - O que te proporciona o sentimento de tristeza?
RC - Desigualdade social, racismo e outros sentimentos pequenos e mesquinhos.
Eu não aprendi ainda a lidar com perdas de amigos e familiares, demoro muito para me recompor. Odeio gente falsa, o ambiente corporativo que muitas vezes é uma falsidade, também me irrita muito.

RB - Uma frase que ilustre Reinaldo Cirilo.
RC - Me esforço para fazer as pessoas sorrirem e serem felizes...

Ps: Hoje está muito em alta o profissional chamado de Coach no mundo organizacional, gostaria de direcionar as seguintes perguntas em cima dessa técnica. Será ótimo para você e os leitores, porque elas nos levam para mais perto de nós mesmos. Vamos lá!

RB - Que tipo de ser humano você tem que se tornar, para viver a vida dos seus sonhos?
RC - Um ser humano mais calmo, mais realista, trabalhar dentro de um limite, que eu consiga descansar e dar atenção para a minha família e esposa.

RB - O que você tem que dar importância para ser feliz? Ou mais feliz?
RC - Importância para coisas simples, um passeio, ler um livro, não ter tempo para completar uma tarefa, ficar na cama vendo tv com sua esposa, estar cercado de animais, crianças, amigos e familiares...e não perder a fé nunca.

RB - O que ainda te impede de viver a vida dos seus sonhos?
RC - Eu sou feliz com tudo que alcancei, já mudei de carreira muitas vezes, e mudarei quantas forem precisas para ser feliz no trabalho. Adoro trabalhar, ser útil e vivo uma vida dos sonhos ou que sempre sonhei.

RB - O que você gostaria de fazer que ainda não fez?
RC - Preciso conhecer os EUA e estudar o comportamento dos consumidores, visitar lojas e outra coisa que quero, é trabalhar especificamente com Redes Sociais e Marketing Digital (pode até ser em uma empresa minha mesmo).

RB - O que o mundo perderia se você não existisse?
RC - O mundo perderia um cara que gosta de compartilhar conteúdo e conhecimento. Tem uma pesquisa no mundo das Redes Sociais, que diz o seguinte:
1 % gera conteúdo
4% replica esse conteúdo
95% só observam e não participam.
Portanto se eu não existisse, desfalcaria o time que gera conteúdo e faz as pessoas melhores...rs

Para finalizar...

RB - Que frase você deixa para inspirar os leitores a viverem da melhor forma ainda hoje, ou melhor, agora?
RC - Sejam felizes...não deixem ninguém estragar essa felicidade, a vida é uma só, para você virar refém de status, dinheiro e qualquer outra pessoa ou coisa que não te façam feliz.
Dê um passo para trás, para dar dois para a frente no futuro...eu fiz isso muitas vezes.

Não deu vontade de dizer: Aaaahhhh?
Em breve teremos mais!
Gostaria de saber da opinião de vocês, está indo bem?


Mais xeretada? Aqui!

Rebeca Barros

Um comentário: