1/10/2011


Pessoal a nossa Xeretada de hoje é a jornalista e blogueira Isis Diniz, vocês poderão perceber quão guerreira e determinada ela é!! Nessa conversa, cada leitor poderá levar muitas dicas para a área profissional, aproveitem!!
O Blog da Isis Diniz é o http://scienceblogs.com.br/xisxis/
Faça uma visita por lá que vale super a pena!!


Rebeca Barros - Quando e como começou a sua vida de blogueira?

Isis Diniz - Desde a adolescência eu mantinha um blog, mais pessoal, com contos, poesias e crônicas minhas. O Xis-xis comecei a escrever no início de 2008. Eu queria fazer algo para melhorar o mundo. Aí, concluí que poderia juntar o que sei - me comunicar - ao que gosto - de escrever e de ciência e meio ambiente. Minha ideia é mostrar que ciência é bacana, pode ser fácil e que é importante para melhorar nossa qualidade de vida. Afinal, desde que entrei na internet pela primeira vez - lá quando tinha entre 11 e 14 anos - me encantei com as possibilidades que ela trazia como se conectar com pessoas do mundo inteiro. Usei o blog como ferramenta por ser fácil e atingir a todos que possuem acesso à internet.

RB - O que vc acredita que foi o fator chave, para o sucesso do seu blog?
ID - De maneira resumida... Vários fatores que colaboraram para sua divulgação e conhecimento do Xis-xis. Primeiro, comecei a escrever sobre algo que eu adoro - ciência e meio ambiente - com paixão, mesmo. No entanto, na época, existiam poucos blogs de ciência que usavam uma linguagem simples e cômica para tratar de ambos os assuntos. Isso foi o que mais chamou a atenção de algumas pessoas. Em seguida, eu fiz muitas amizades, me conectei a uma rede de pessoas que gostaram do blog e me ajudaram de diversas maneiras, como abrindo espaço no blog deles - que já eram conhecidos - e me convidando até para ministrar palestras. Juntos fomos nos fortalecendo. Meio que ao mesmo tempo, surgiu a união dos blogs de ciência. Éramos marginais na blogosfera brasileria. Hoje, muitos internautas sabem da nossa existência.

RB - Quais as ações necessárias para um Blog dar certo?
ID - Olhe, vou entender como dar certo alcançar um determinado número de acessos. Creio que, primeiro, a pessoa deve ser sincera consigo mesma. Escrever sobre o que gosta, o que procura entender e do modo como ela é. É uma delícia acessar os textos e fotos de alguém e perceber a sua personalidade. Sempre textos claros, evitando erros de português e sendo o mais original possível. Em seguida, respeitar os leitores e ser profundamente grata por eles. Tentar responder as mensagens. Também, fazer amizades na blogosfera. Seja com leitores ou com outros blogueiros. Comente em blogs que inspiram, de pessoas que gosta ou de assuntos em comum. E, antes que me esqueça, escreva por uma causa. Seja compartilhar seus conhecimentos, colocar na tela suas emoções ou, simplesmente, como passatempo.

RB - Você ganha dinheiro com o Blog?
ID - Sim. De diversas maneiras. Aliás, o blog acaba sendo um portifólio sobre o meu trabalho.

RB - Você tem alguma profissão ou é blogueira em tempo integral?

ID - Não, sou jornalista. Gosto de seguir com os dois ao mesmo tempo me realizando, assim, de duas maneiras. Mas, claro que, às vezes, um exige mais energia que o outro. Alguns momentos, preciso me focar mais na minha profissão - meu ganha pão maior, por opção minha. Outras vezes, consigo dar mais atenção ao blog. Me viciei nos dois, no blog e no jornalismo. Amo o que faço.

RB - Como você enxerga a importância da Mídias Sociais hoje?

ID - Impossível viver sem elas. No caso dos blogueiros, é mais uma maneira de se conectar com os leitores, novos leitores, amigos offline, amigos online. E, claro, de divulgar o blog.

RB -
Uma dica para quem deseja ser Blogueiro.
ID - Não tenha medo! Seja sincero com você mesmo, seja ciente do que escreve e coloque a mão na massa!

RB - O que te faz feliz, Isis?

ID - Parece clichê, mas as coisas simples da vida. Estar ao lado das pessoas que eu amo é o que me faz mais feliz. E, depois, jogar conversa fora, viajar, conhecer novas pessoas interessantes, conhecer lugares novos, escrever, cantar - mal ou bem...

RB - Qual foi a sua maior realização?
ID - Muitas materiais e subjetivas. Difícil escolher uma. Sou realizada por conseguir divulgar a ciência e o meio ambiente - acima de tudo, mostrar que a educação é importante, essa é minha causa! - pelo meu blog, meu trabalho é uma realização, ter maravilhosos amigos e também uma maravilhosa família, viajar para lugares que sempre sonhei - Itália, Paris, Ibiza, Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu -, dar palestras, ter uma pessoa ótima ao meu lado e até comprar um apê bacana.

RB - Seu maior sonho.
ID - Que difícil! Gosto de trabalhar com os sonhos passo por passo, por isso, não guardo um grande sonho que será a realização de uma vida. É bacana trabalhar para realizar cada coisinha que sonha. Atualmente, fazer um programa de TV ou online descolado sobre ciência e meio ambiente é um grande sonho!
RB - Quero o privilégio de poder transmitir o vídeo aqui pelo Blog também!!
RB - Uma frase. IS - A cada dia, tente ser uma pessoa melhor.

RB - Um lugar.

IS - Fernando de Noronha, no alto da falésia da Praia do Sancho!

RB - Para você o que é sucesso?
IS - Se conhecer melhor e ser feliz sem depender de nada e nem de ninguém. Ser feliz pelo o que você é.

RB - O que você nunca faria?

IS - Não gosto das palavras "nunca" ou "jamais"... Tudo depende da situação. Mas tento nunca mais deixar de fazer o que minha intuição julga ser o correto.

RB - O que o mundo perderia se vc não existisse?
IS - Poxa, me perderia! Quer perda maior que essa? Deixando a modéstia de lado, perderia sorrisos, uma maneira simples de enchergar a felicidade, um olhar sobre a divulgação da ciência e do meio ambiente - e um modo de fazer -, uma lutadora a favor da educação, textos que incitam a reflexão ou ajudam de alguma maneira o leitor, uma ecochata que busca respostas na ciência e compartilha esse conhecimento, piadas sem graça - mas engraçadas por isso -, devaneios, uma certa loucura, criatividade, alegria, festas, amizade, amor, paixão, dedicação e adubo.

RB - Uma frase que deixaria para os leitores, a fim de incentivar os mesmos a fazer mais, enquanto há tempo?
ID - Um dia, meu padrinho aplicou a Primeira Lei de Newton, ou Lei da Inércia, ao cotidiano de uma pessoa. Disse: "Um corpo em repouso tende a continuar em repouso, enquanto um corpo em movimento tende a permanecer em movimento". É difícil sair do repouso? Às vezes, parece impossível. Porém, também foi lembrado. A afirmação só é válida na ausência de forças. Quer realizar um sonho? Montar um blog? Fazer qualquer coisa da vida? Coloque as mãos à obra. No começo, vai ser difícil engatar. Mas depois que tudo estiver andando, é só levar o barco. Ou seja, nada de reclamar, tente solucionar para, ao menos, sair dessa etapa para outra - e que seja uma melhor!

RB - Muito obrigada Isis pela entrevista!! Foi muito legal saber um pouco mais, sobre a vida de uma pessoa determinada e que expõe seus princípios com o propósito de um bem comum! Continue com muita garra e creio que terás mais sucesso a cada dia!!


Um comentário:

  1. Rebeca, seu blog é uma graça! Espero ter ajudado alguém e agradeço pelo interesse! Um beijão e um bom ano!

    ResponderExcluir