2/09/2011

"SER um Vendedor Disposto a SERVIR!"

Minha ausência aqui no Blog tem um motivo, trabalho em excesso e computador pessoal apagado, tendo que fazer parte de um rodízio da máquina que resta na residência, a disposição do uso comum entre os integrantes do meu lar. Fazer o quê!? Uma ginástica!

Enfim, vamos ao que interessa, o mercado exige pressa!!


Em uma das minhas capacitações falei sobre "SER um Vendedor Disposto a SERVIR!"
Acredito que essa é a grande diferença dos excelentes vendedores, em relação aos meros "vendedores".
Não adianta mudar apenas o nome na carteira profissional, constar um "promotor de vendas" ou "consultor de vendas", não mudará a postura deles, se cada um não acreditar e vestir a "camisa" do servir.


Por isso, fiz uma sequência de informações que ajudará bastante esse tipo de profissional, o capacitando e o levando a uma nova concepção, em relação a sua atividade diária.

Como realizar essa capacitação:

1° Momento: Explicar a razão da existência desse momento com a Equipe de Vendas ou Alguns Vendedores. Deixar claro a relevância de parar e pensar sobre "o como executar" o que deve ser feito, sair um pouco do automático é essencial.

2° Momento: Exercitar o momento de reflexão será bem legal para que eles comecem a se abrir e interagirem de forma efetiva nesse processo.
Então, deve ser solicitada a seguinte tarefa: Pedir que eles informem adjetivos de um bom vendedor. Será interesse pedir que eles escrevam em um papel, dessa forma ficarão mais a vontade.
Após alguns minutos, pedir que falem as qualidades citadas em seus papéis, momento de compartilhar com o grupo. Para finalizar esse momento, é lançada uma frase para reflexão, não precisa de resposta: - Você tem permanecido dentro desse perfil, com todos esses adjetivos , durante sua carreira como vendedor?

3° Momento: Citar características de extrema necessidade para um profissional da área de vendas, como:
  • Acreditar no que vende ( Ser o cliente n°1 )
  • Ser gentil
  • Observar as reações dos clientes
  • Controlar a ansiedade
  • Não aparesentar solução sem antes conhecer o problema
  • Prejulgar um cliente pode ser fatal
  • Vender é ajudar o cliente em sua decisão de compra
  • Saber ouvir
  • Ser entusiasta - Otimista
  • Assumir responsabilidades
  • Trabalhar muito
  • Manter contato com o cliente
  • Competência e Criatividade
  • Ser servo ( Gostar de servir )
  • E por último, sendo uma característica primordial para o acontecimento das demais citadas acima, ACREDITAR EM SI! Sem essa crença, existirá sempre a insegurança, fator chave para o fracasso. Acredite sempre em si! VOCÊ É CAPAZ de fazer MAIS do que imagina! TENTE e se SURPREENDA!
4° Momento: Pedir que alguns deles simulem uma venda e depois toda a turma poderá comentar pontos que podem melhorar e os que podem ser sempre utilizados em um bom atendimento para a venda.

5° Momento: Um vídeo para mostrar o quanto somos capazes de irmos além do nosso "limite".
http://migre.me/3QFTf
( O mesmo já foi postado aqui no Blog, confira! )

6° Momento: Fazer algumas observações conforme a necessidade da empresa para com eles.

7° Momento: ( Para finalizar )
Mostrar um segundo vídeo, http://migre.me/3QG1X
Deixar claro a importância de cada um deles para marcar de forma positiva o atendimento, não se tratando apenas de clientes, e sim, pessoas com sentimentos e necessidades diferentes, uns dos dos outros.

Espero ter ajudado, coloquem esse momento em prática com sua Equipe de Vendas, será muito valioso o compartilhar e aprender em grupo.

Rebeca Barros

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