3/01/2011

AS 5 VANTAGENS DAS MÍDIAS SOCIAIS


Trabalho com Mídias Sociais, entendo perfeitamente as vantagens desse tipo de recurso de comunicação e divulgação para as marcas. Todavia, muitas delas, muitas mesmo, não entendem a proposta desse "novo" veículo de comunicação tão enriquecedor. Me pegando em questionamentos, daquele tipo monólogo, sabe? Tentei descobrir o por quê desse "desconhecimento" sobre essas ferramentas ma-ra-vi-lho-sas para trabalhar o Marketing de Relacionamento e tantas outras técnicas essenciais para o sucesso de qualquer negócio. A única resposta que conseguir fechar em minha conversa comigo mesma, é que a informação a cerca desse assunto ainda não está tão explícita, por mais que tenha aumentado o número de empresas e profissionais que estejam trabalhando com esse serviço. Então pensei em divulgar as principais vantagens das Mídias Sociais para uma organização, mesmo que ela já esteja muito bem posicionada no mercado e já tenha muitos clientes. Vamos lá?

AS 5 VANTAGENS DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA AS ORGANIZAÇÕES

1- CRIA RELACIONAMENTO

Tudo que o cliente deseja é relacionamento, quem não percebeu isso, pode está super bem no mercado hoje, mas no futuro próximo, pode ver essa segurança em perigo. Compreender que essa é uma ferramenta a mais, para seu cliente te enxergar de forma mais pessoal e íntima, é de suma importância. O cliente te perceber, quanto organização por completo - não apenas como um espaço físico - todavia, como um lugar que além de fornecer produtos/serviços, concede a existência de pessoas que interagem e se relacionam com eles, é brilhante e fundamental.

2- PROSPECTA PERFIL DOS CLIENTES

Já acompanhamos o "nascer" e "morrer" de muitos programas utilizados como banco de dados, com informações relacionadas aos clientes. Através dessas ferramentas, a empresa teria como traçar o perfil dos seus consumidores e elaborar de forma mais adequada seus produtos, serviços, comunicação, etc. Com certeza, esse tipo de software é indispensável, entretanto, asseguro que as Mídias Sociais ajudam bastante nisso, e o melhor de usá-las para esse tipo de fonte, é a atualização constante dessas informações, não se tornando obsoletas com o tempo, pois acontece em tempo real, online. Você sabe o que o cliente pensa hoje e amanhã.

3- AJUDA NA INFORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS E/OU PRODUTOS

Cai muito na questão que foi citada no item acima. Com o acompanhamento em tempo real do que nossos clientes estão falando através de um blog e sites de relacionamentos, pode-se colher muito conteúdo que pode gerar novidades comerciais, seja em transformação, criação, melhorias, adequações, entre outros pontos existentes na rotatividade do negócio, seja ele qual for.

4- EXPÕE A MARCA

Esse ponto para muitos é uma desvantagem, se expor tem suas rosas e espinhos, não é verdade? A citação "falem mal ou bem de mim, o importante é que falem", nem sempre é bacana. Todavia, aparecer na "mídia" é essencial, já falava o nosso comunicador Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica", o que nos leva a ter a certeza de que se comunicar, se expor, sempre será engrandecedor. Poder levar a sua empresa até seus clientes, de uma forma mais estreita te ajudará no Buzz Marketing, nosso famoso boca a boca. E por sinal, esse é o recurso mais utilizado pelos consumidores de hoje. Você compra sem perguntar, a um conhecido ou até mesmo desconhecido sobre o produto que almeja adquirir? Ouvi um não? Então você não é o único. Um dado bem interessante de se colocar aqui, é que através de algumas pesquisas, foi observado que as pessoas não têm acreditado muito em propagandas feitas por "famosos", a confiabilidade maior, está vindo de "gente como a gente", que está presente nas redes de relacionamentos. Quem nunca foi ao Yahoo!Respostas, Twitter e etc... Perguntar se uma marca ou produto era bacana ou não? Se você não concorda com a pergunta, pode atirar o mouse.

5- INTERATIVIDADE

Esse ponto, em particular, acho o máximo!! Poder interagir, trocar ideias, compartilhar informações com pessoas que não conhecemos muito, mas faz parte do nosso negócio, do nosso sucesso e vitalidade no mercado, é muito gratificante. É uma ótima oportunidade, de literalmente humanizar um empreendimento.


Então, essas são as minhas dicas, espero que tenha ajudado vocês a entender um pouquinho mais sobre essa tendência da comunicação e interação com o mercado. Se tiverem perguntas ou mais dicas, pode comentar, estou ansiosa para saber mais!!

Empresas que desejarem receber uma visita, sem compromisso, para conhecer mais a cerca desse trabalho, pode entrar em contato. Estou super aberta para falar sobre as Mídias Sociais e colocá-las em prática da melhor forma.

Contato: rebecacunha@gmail.com

Rebeca Barros

Um comentário: