Uma amiga designer Matucha Paula, fez uma entrevista comigo na semana passada, fui "cobaia" de um projeto para elaboração de uma revista. Ela realizou algumas perguntas a cerca das mídias sociais, assunto que tem tudo a ver com meu dia a dia no trabalho. Por isso, decidi compartilhar com vocês, até mesmo para trocarmos ideias, já que é um assunto "relativamente novo". Uma observação, não sou especialista, atuo na área, prestando consultoria e afirmo que todo dia é um aprendizado. E acredito muito na frase do nosso grande educando e eterno educador Paulo Freire: "Não há vida sem correção, sem retificação".
Conversa sobre Mídias Sociais e Marketing Digital
Matucha Paula - O que na verdade são redes sociais?
Rebeca Barros - Na verdade, existem algumas definições, é um tipo de comunicação "recente", bombou muito rápido, e muita gente ainda está perdida, até os estudiosos a cerca do assunto, não conseguem definir com precisão, o que de fato são as redes sociais, não visualizando apenas o hoje, principalmente o amanhã. Para mim, acredito que é uma grande revolução em nosso comunicar. Hoje, podemos falar com o mundo, todo mundo ao mesmo tempo. Nós, profissionais da área de comunicação, principalmente, ficamos com nichos cada vez mais fragmentados, serviços totalmente personalizados, sem poder olhar para o todo, sem antes ter a diligência de conhecer as partes. É um negócio bem complicado de falar em poucas palavras, posso escrever um livro... Quem sabe? De blogueira para escritora - um passo - não é? Imagine se todos blogueiros pensarem como eu? A caráter de curiosidade, seriam quase 6 milhões de escritores, já que esse é o número que consta na rede de blogueiros do nosso país. Dá para mensurar isso?
Matucha Paula - Todos os tipos de empresa se enquandram nesse procedimento/ou nas redes sociais/ou na divulgação através da mídia?
Rebeca Barros - Existem alguns profissionais da área que discursam contra a generalização das empresas nesses tipos de mídias, particularmente, discordo. Por quê? Acredito que a comunicação, interação, nunca foi demais. Quem não gosta de se relacionar? Apenas quem tem algo para esconder! Acredito, que as empresas que se mantêm no mercado com transparência e foco no cliente, podem e devem entrar nesse tipo de mídia, a fim de trabalhar o social mesmo, nesse caso, entre a marca x consumidor. Precisamos personificar as paredes das organizações. Não compramos as cadeiras, quadros, design das empresas, compramos serviços, produtos, feitos e produzidos por pessoas, isso exige relacionamento e as mídias sociais, inclusive, o Marketing Digital, como todo, ajuda bastante nesse processo de transformar a marca em um ser relacional.
Matucha Paula - Você acredita que o surgimento dos blogs informativos contribui positivamente para o surgimento de novos modelos de marketing digital, e ajudam na disseminação do conteúdo que é valido nas mídias sociais, ou acaba dificultando?
Rebeca Barros - Acredito que só ajuda e dissemina a ideia, proposta por ambos os modelos citados na pergunta. Sou super fã dessa enxurrada de informações, lógico, que existem muitos blogs com conteúdo tipo - joga na lixeira - como existem livros, filmes, peças teatrais e tudo na vida, dessa forma... Enfim, saber prospectar esse conteúdo é a chave do negócio. Com a disseminação de Blogs, houve a democratização do falar, todos nós, quanto pessoas racionais e abertos ao aprendizado de forma contínua, podemos contribuir de forma altamente enriquecedora, na troca do saber. Eu conto o que sei, você expõe o que sabe e nessa jogada, o conhecimento é colocado em crescimento de forma exponencial. Hoje, sabemos o que apenas estudiosos da área de saúde sabiam - através das suas graduações - isso é muito bacana! Acredito que só ajuda, claro, se buscarmos tudo isso com cautela, sabedoria e muito discernimento.
Matucha Paula - Qual o cenário que você prevê para os próximos anos no que diz respeito ao marketing digital e sua veiculação através das mídias sociais?
Rebeca Barros - Não sou nenhuma vidente - graças a Deus, mas pelo que tenho visto em Congressos e Fóruns da área, é que "o bicho vai pegar". Não sei se será com as ferramentas que temos hoje, twitter, facebook, blog e etc... Até mesmo, porque hoje em dia, falando de comunicação, nada é eterno, tem seu prazo de validade, porque o que está em jogo, são milhões, bilhões, muita grana... Ninguém deseja perder sua oportunidade ao sol, então o lance é criar, inovar, iventar algo parecido -mas diferente, só para alavancar vendas, acessos e por aí vai. Acredito que as mídias sociais ainda irão crescer muito, isso que estamos vendo é apenas uma ponta do iceberg, podem investir na área, não exploramos nem 1/3 do que esse recurso pode ser consumido para o businesses.
Matucha Paula - Existe alguma estratégia de Marketing Digital que em sua opinião nenhuma empresa pode deixar de realizar?
Rebeca Barros - Acredito que não existe uma receita de bolo, aliás, até na própria culinária a receita tem sido um pouco esquecida, a ideia proposta para ambos é inovar. Depende muito da necessidade de cada um, acabamos inventando conforme o nosso anseio do momento. Com o Marketing Digital não é diferente, uns focam nos aplicativos para o celular, outros nos tablets... E por aí vai... Não posso afirmar nenhum em específico, acredito que as empresas devem estudar um pouco a cerca das ferramentas disponíveis, olhar para si quanto organização e inserir o que está dentro do seu perfil e dentro do perfil do cliente. Tem que rolar afinidade entre ambas as partes, se não, perderse-se-a dinheiro, muito ou pouco. Sempre será um risco, entretanto, tem que ser calculado e bem pensado.
Matucha Paula - Dê uma de Profeta. O que em sua opinião irá revolucionar o Fenômeno Marketing Digital nos próximos anos.
Rebeca Barros - Caprichou nas perguntas, hein? Respirar um pouquinho para responder... (Risos) Vamos lá, acredito que o fator revolucionário, será a questão da interação, relacionamentos e inovação constante. Sou do tipo que acredita muito no ser humano, ser de fato, humano. Muitas vezes, separamos isso no âmbito profissional e transformamos as pessoas em projetos de robôs. Acredito que todo mundo foi um, dentro de alguma organização. Você não pode sentir, não pode falar, não pode pensar e se for para ter alguma reação dessas, por favor, faça do jeito que seu gestor pede. Não é assim? De hoje em diante, como profeta, (olha que glamour, meio Nostradamus, não é?) super acredito que toda ferramenta, seja de Marketing Digital ou não, que abraçar essa causa - transformar sua ideia em algo construído com todos - terá sucesso! Devemos lançar projetos, ações que tenham a interação de forma direta dos nossos clientes internos e externos. Se você estudar os maiores cases de sucesso, em diversas áreas do mundo business, terás a convicção de que o trabalho em rede, seja on ou offline é real. Posso citar alguns para ratificar a minha afirmação, como: Starbucks, sou fã dos produtos (pena que não existe aqui em Recife) e do pensamento e prática da corporação. Em uma das grandes ações de Marketing de Relacionamento, a Starbucks abriu espaço para seus funcionários optarem por um novo sabor de café, sendo escolhido um, a fim de inserir o mesmo no mercado. Resultado? Satisfação dos funcionários, por receber essa confiança e super espaço de decisão, juntamente com a marca, e uma elevada venda para esse novo produto. Tecnisa é uma marca fortíssima nas Mídias Sociais, na época do Second Life, ela já era bem atuante nesse tipo de mídia. Em 2010 foi divulgado que cerca de 30% das vendas da imobiliária é feita pela internet, não estamos falando de loja de tênis, roupas, eletrodomésticos, estamos falando de imóveis, valores bem diferenciados, e pasmem, com 30% de vendas pela INTERNET! Isso é relacionamento, interação, CONFIANÇA! Deu para entender um pouco a minha "profecia" bem óbvia? #ficaadica
Matucha Paula - Nas Redes Sociais Atuais e mais utilizadas no Brasil, Twitter, Orkut e Facebook. Você concorda que cada uma dessas Redes as estratégias para atingir o público tem que ser diferentes ou podem ser iguais e por quê?
Rebeca Barros - Elas são diferentes, mas bem parecidas. O facebook é uma mistura de orkut com twitter, achei muito bacana essa junção. O orkut é ... ele é o quê? Tem quisto seguir o Facebook, entretanto anda meio perdido com o seu, gostou? No lugar do curtiu... Enfim, brincadeiras à parte, até mesmo, porque ruim ou bom, o Orkut ainda sem mantem em primeiríssimo lugar aqui no Brasil. Então, voltando a pergunta, acredito que cada ferramenta será direcionada através do que você deseja passar e com quem você está falando. Como são Redes Sociais, não caminhamos sozinhos, devemos andar juntamente ao fluxo, ambos são totalmente interativos, só a prática definirá essas estratégias. É como o namoro, vamos aplicar a nós mulheres, depois de um desencontro em nosso relacionamento, marcamos a conhecida DR (Discutir Relacionamento), vamos com todo o discurso pronto, chega o cara lá e nos desvia totalmente da rota, ficamos mais tontas que cego em tiroteio e resta a nós, uma ótima saída para uma saia justa, colocada de última hora. Mídias Sociais é meio por aí, podemos chegar com um script pronto para cada uma delas, mas os clientes é que vão caminhar conosco, dois não andam quando um não quer, então a flexibilidade tem que existir. Claro que sempre teremos a nossa opinião bem fechadinha, não podemos ser como Zeca Pagodinho em sua canção e apenas entrar no barco e deixar que a vida nos leve para onde ela quer, temos que ter metas, alvos. Só devemos ter a consciência de que atalhos e caminhos mais longos, sempre estarão disponíveis na estrada e escolhas devem ser tomadas em conjunto, com estudos e questionamentos, a fim de chegar na melhor solução. Desejo Boa Sorte para todos, nesse trajeto que é longo, todavia, bastante promissor, não esqueçam de pensar sempre, não existe nada prontinho e fechado por um único ser. Inclusive, nem por mim, nem por você! Sou poeta também. (Risos)
Rebeca Barros
Rebeca Barros - Na verdade, existem algumas definições, é um tipo de comunicação "recente", bombou muito rápido, e muita gente ainda está perdida, até os estudiosos a cerca do assunto, não conseguem definir com precisão, o que de fato são as redes sociais, não visualizando apenas o hoje, principalmente o amanhã. Para mim, acredito que é uma grande revolução em nosso comunicar. Hoje, podemos falar com o mundo, todo mundo ao mesmo tempo. Nós, profissionais da área de comunicação, principalmente, ficamos com nichos cada vez mais fragmentados, serviços totalmente personalizados, sem poder olhar para o todo, sem antes ter a diligência de conhecer as partes. É um negócio bem complicado de falar em poucas palavras, posso escrever um livro... Quem sabe? De blogueira para escritora - um passo - não é? Imagine se todos blogueiros pensarem como eu? A caráter de curiosidade, seriam quase 6 milhões de escritores, já que esse é o número que consta na rede de blogueiros do nosso país. Dá para mensurar isso?
Matucha Paula - Todos os tipos de empresa se enquandram nesse procedimento/ou nas redes sociais/ou na divulgação através da mídia?
Rebeca Barros - Existem alguns profissionais da área que discursam contra a generalização das empresas nesses tipos de mídias, particularmente, discordo. Por quê? Acredito que a comunicação, interação, nunca foi demais. Quem não gosta de se relacionar? Apenas quem tem algo para esconder! Acredito, que as empresas que se mantêm no mercado com transparência e foco no cliente, podem e devem entrar nesse tipo de mídia, a fim de trabalhar o social mesmo, nesse caso, entre a marca x consumidor. Precisamos personificar as paredes das organizações. Não compramos as cadeiras, quadros, design das empresas, compramos serviços, produtos, feitos e produzidos por pessoas, isso exige relacionamento e as mídias sociais, inclusive, o Marketing Digital, como todo, ajuda bastante nesse processo de transformar a marca em um ser relacional.
Matucha Paula - Você acredita que o surgimento dos blogs informativos contribui positivamente para o surgimento de novos modelos de marketing digital, e ajudam na disseminação do conteúdo que é valido nas mídias sociais, ou acaba dificultando?
Rebeca Barros - Acredito que só ajuda e dissemina a ideia, proposta por ambos os modelos citados na pergunta. Sou super fã dessa enxurrada de informações, lógico, que existem muitos blogs com conteúdo tipo - joga na lixeira - como existem livros, filmes, peças teatrais e tudo na vida, dessa forma... Enfim, saber prospectar esse conteúdo é a chave do negócio. Com a disseminação de Blogs, houve a democratização do falar, todos nós, quanto pessoas racionais e abertos ao aprendizado de forma contínua, podemos contribuir de forma altamente enriquecedora, na troca do saber. Eu conto o que sei, você expõe o que sabe e nessa jogada, o conhecimento é colocado em crescimento de forma exponencial. Hoje, sabemos o que apenas estudiosos da área de saúde sabiam - através das suas graduações - isso é muito bacana! Acredito que só ajuda, claro, se buscarmos tudo isso com cautela, sabedoria e muito discernimento.
Matucha Paula - Qual o cenário que você prevê para os próximos anos no que diz respeito ao marketing digital e sua veiculação através das mídias sociais?
Rebeca Barros - Não sou nenhuma vidente - graças a Deus, mas pelo que tenho visto em Congressos e Fóruns da área, é que "o bicho vai pegar". Não sei se será com as ferramentas que temos hoje, twitter, facebook, blog e etc... Até mesmo, porque hoje em dia, falando de comunicação, nada é eterno, tem seu prazo de validade, porque o que está em jogo, são milhões, bilhões, muita grana... Ninguém deseja perder sua oportunidade ao sol, então o lance é criar, inovar, iventar algo parecido -mas diferente, só para alavancar vendas, acessos e por aí vai. Acredito que as mídias sociais ainda irão crescer muito, isso que estamos vendo é apenas uma ponta do iceberg, podem investir na área, não exploramos nem 1/3 do que esse recurso pode ser consumido para o businesses.
Matucha Paula - Existe alguma estratégia de Marketing Digital que em sua opinião nenhuma empresa pode deixar de realizar?
Rebeca Barros - Acredito que não existe uma receita de bolo, aliás, até na própria culinária a receita tem sido um pouco esquecida, a ideia proposta para ambos é inovar. Depende muito da necessidade de cada um, acabamos inventando conforme o nosso anseio do momento. Com o Marketing Digital não é diferente, uns focam nos aplicativos para o celular, outros nos tablets... E por aí vai... Não posso afirmar nenhum em específico, acredito que as empresas devem estudar um pouco a cerca das ferramentas disponíveis, olhar para si quanto organização e inserir o que está dentro do seu perfil e dentro do perfil do cliente. Tem que rolar afinidade entre ambas as partes, se não, perderse-se-a dinheiro, muito ou pouco. Sempre será um risco, entretanto, tem que ser calculado e bem pensado.
Matucha Paula - Dê uma de Profeta. O que em sua opinião irá revolucionar o Fenômeno Marketing Digital nos próximos anos.
Rebeca Barros - Caprichou nas perguntas, hein? Respirar um pouquinho para responder... (Risos) Vamos lá, acredito que o fator revolucionário, será a questão da interação, relacionamentos e inovação constante. Sou do tipo que acredita muito no ser humano, ser de fato, humano. Muitas vezes, separamos isso no âmbito profissional e transformamos as pessoas em projetos de robôs. Acredito que todo mundo foi um, dentro de alguma organização. Você não pode sentir, não pode falar, não pode pensar e se for para ter alguma reação dessas, por favor, faça do jeito que seu gestor pede. Não é assim? De hoje em diante, como profeta, (olha que glamour, meio Nostradamus, não é?) super acredito que toda ferramenta, seja de Marketing Digital ou não, que abraçar essa causa - transformar sua ideia em algo construído com todos - terá sucesso! Devemos lançar projetos, ações que tenham a interação de forma direta dos nossos clientes internos e externos. Se você estudar os maiores cases de sucesso, em diversas áreas do mundo business, terás a convicção de que o trabalho em rede, seja on ou offline é real. Posso citar alguns para ratificar a minha afirmação, como: Starbucks, sou fã dos produtos (pena que não existe aqui em Recife) e do pensamento e prática da corporação. Em uma das grandes ações de Marketing de Relacionamento, a Starbucks abriu espaço para seus funcionários optarem por um novo sabor de café, sendo escolhido um, a fim de inserir o mesmo no mercado. Resultado? Satisfação dos funcionários, por receber essa confiança e super espaço de decisão, juntamente com a marca, e uma elevada venda para esse novo produto. Tecnisa é uma marca fortíssima nas Mídias Sociais, na época do Second Life, ela já era bem atuante nesse tipo de mídia. Em 2010 foi divulgado que cerca de 30% das vendas da imobiliária é feita pela internet, não estamos falando de loja de tênis, roupas, eletrodomésticos, estamos falando de imóveis, valores bem diferenciados, e pasmem, com 30% de vendas pela INTERNET! Isso é relacionamento, interação, CONFIANÇA! Deu para entender um pouco a minha "profecia" bem óbvia? #ficaadica
Matucha Paula - Nas Redes Sociais Atuais e mais utilizadas no Brasil, Twitter, Orkut e Facebook. Você concorda que cada uma dessas Redes as estratégias para atingir o público tem que ser diferentes ou podem ser iguais e por quê?
Rebeca Barros - Elas são diferentes, mas bem parecidas. O facebook é uma mistura de orkut com twitter, achei muito bacana essa junção. O orkut é ... ele é o quê? Tem quisto seguir o Facebook, entretanto anda meio perdido com o seu, gostou? No lugar do curtiu... Enfim, brincadeiras à parte, até mesmo, porque ruim ou bom, o Orkut ainda sem mantem em primeiríssimo lugar aqui no Brasil. Então, voltando a pergunta, acredito que cada ferramenta será direcionada através do que você deseja passar e com quem você está falando. Como são Redes Sociais, não caminhamos sozinhos, devemos andar juntamente ao fluxo, ambos são totalmente interativos, só a prática definirá essas estratégias. É como o namoro, vamos aplicar a nós mulheres, depois de um desencontro em nosso relacionamento, marcamos a conhecida DR (Discutir Relacionamento), vamos com todo o discurso pronto, chega o cara lá e nos desvia totalmente da rota, ficamos mais tontas que cego em tiroteio e resta a nós, uma ótima saída para uma saia justa, colocada de última hora. Mídias Sociais é meio por aí, podemos chegar com um script pronto para cada uma delas, mas os clientes é que vão caminhar conosco, dois não andam quando um não quer, então a flexibilidade tem que existir. Claro que sempre teremos a nossa opinião bem fechadinha, não podemos ser como Zeca Pagodinho em sua canção e apenas entrar no barco e deixar que a vida nos leve para onde ela quer, temos que ter metas, alvos. Só devemos ter a consciência de que atalhos e caminhos mais longos, sempre estarão disponíveis na estrada e escolhas devem ser tomadas em conjunto, com estudos e questionamentos, a fim de chegar na melhor solução. Desejo Boa Sorte para todos, nesse trajeto que é longo, todavia, bastante promissor, não esqueçam de pensar sempre, não existe nada prontinho e fechado por um único ser. Inclusive, nem por mim, nem por você! Sou poeta também. (Risos)
Gostaria de ler um pouquinho a cerca da opinião de vocês também.
Fica aberto o espaço.
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Rebeca Barros
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