4/04/2011

FALANDO SOBRE MÍDIAS SOCIAIS


Uma amiga designer Matucha Paula, fez uma entrevista comigo na semana passada, fui "cobaia" de um projeto para elaboração de uma revista. Ela realizou algumas perguntas a cerca das mídias sociais, assunto que tem tudo a ver com meu dia a dia no trabalho. Por isso, decidi compartilhar com vocês, até mesmo para trocarmos ideias, já que é um assunto "relativamente novo". Uma observação, não sou especialista, atuo na área, prestando consultoria e afirmo que todo dia é um aprendizado. E acredito muito na frase do nosso grande educando e eterno educador Paulo Freire: "Não há vida sem correção, sem retificação".

Conversa sobre Mídias Sociais e Marketing Digital

Matucha Paula - O que na verdade são redes sociais?
Rebeca Barros - Na verdade, existem algumas definições, é um tipo de comunicação "recente", bombou muito rápido, e muita gente ainda está perdida, até os estudiosos a cerca do assunto, não conseguem definir com precisão, o que de fato são as redes sociais, não visualizando apenas o hoje, principalmente o amanhã. Para mim, acredito que é uma grande revolução em nosso comunicar. Hoje, podemos falar com o mundo, todo mundo ao mesmo tempo. Nós, profissionais da área de comunicação, principalmente, ficamos com nichos cada vez mais fragmentados, serviços totalmente personalizados, sem poder olhar para o todo, sem antes ter a diligência de conhecer as partes. É um negócio bem complicado de falar em poucas palavras, posso escrever um livro... Quem sabe? De blogueira para escritora - um passo - não é? Imagine se todos blogueiros pensarem como eu? A caráter de curiosidade, seriam quase 6 milhões de escritores, já que esse é o número que consta na rede de blogueiros do nosso país. Dá para mensurar isso?

Matucha Paula - Todos os tipos de empresa se enquandram nesse procedimento/ou nas redes sociais/ou na divulgação através da mídia?
Rebeca Barros - Existem alguns profissionais da área que discursam contra a generalização das empresas nesses tipos de mídias, particularmente, discordo. Por quê? Acredito que a comunicação, interação, nunca foi demais. Quem não gosta de se relacionar? Apenas quem tem algo para esconder! Acredito, que as empresas que se mantêm no mercado com transparência e foco no cliente, podem e devem entrar nesse tipo de mídia, a fim de trabalhar o social mesmo, nesse caso, entre a marca x consumidor. Precisamos personificar as paredes das organizações. Não compramos as cadeiras, quadros, design das empresas, compramos serviços, produtos, feitos e produzidos por pessoas, isso exige relacionamento e as mídias sociais, inclusive, o Marketing Digital, como todo, ajuda bastante nesse processo de transformar a marca em um ser relacional.

Matucha Paula - Você acredita que o surgimento dos blogs informativos contribui positivamente para o surgimento de novos modelos de marketing digital, e ajudam na disseminação do conteúdo que é valido nas mídias sociais, ou acaba dificultando?
Rebeca Barros - Acredito que só ajuda e dissemina a ideia, proposta por ambos os modelos citados na pergunta. Sou super fã dessa enxurrada de informações, lógico, que existem muitos blogs com conteúdo tipo - joga na lixeira - como existem livros, filmes, peças teatrais e tudo na vida, dessa forma... Enfim, saber prospectar esse conteúdo é a chave do negócio. Com a disseminação de Blogs, houve a democratização do falar, todos nós, quanto pessoas racionais e abertos ao aprendizado de forma contínua, podemos contribuir de forma altamente enriquecedora, na troca do saber. Eu conto o que sei, você expõe o que sabe e nessa jogada, o conhecimento é colocado em crescimento de forma exponencial. Hoje, sabemos o que apenas estudiosos da área de saúde sabiam - através das suas graduações - isso é muito bacana! Acredito que só ajuda, claro, se buscarmos tudo isso com cautela, sabedoria e muito discernimento.

Matucha Paula - Qual o cenário que você prevê para os próximos anos no que diz respeito ao marketing digital e sua veiculação através das mídias sociais?
Rebeca Barros - Não sou nenhuma vidente - graças a Deus, mas pelo que tenho visto em Congressos e Fóruns da área, é que "o bicho vai pegar". Não sei se será com as ferramentas que temos hoje, twitter, facebook, blog e etc... Até mesmo, porque hoje em dia, falando de comunicação, nada é eterno, tem seu prazo de validade, porque o que está em jogo, são milhões, bilhões, muita grana... Ninguém deseja perder sua oportunidade ao sol, então o lance é criar, inovar, iventar algo parecido -mas diferente, só para alavancar vendas, acessos e por aí vai. Acredito que as mídias sociais ainda irão crescer muito, isso que estamos vendo é apenas uma ponta do iceberg, podem investir na área, não exploramos nem 1/3 do que esse recurso pode ser consumido para o businesses.

Matucha Paula - Existe alguma estratégia de Marketing Digital que em sua opinião nenhuma empresa pode deixar de realizar?
Rebeca Barros - Acredito que não existe uma receita de bolo, aliás, até na própria culinária a receita tem sido um pouco esquecida, a ideia proposta para ambos é inovar. Depende muito da necessidade de cada um, acabamos inventando conforme o nosso anseio do momento. Com o Marketing Digital não é diferente, uns focam nos aplicativos para o celular, outros nos tablets... E por aí vai... Não posso afirmar nenhum em específico, acredito que as empresas devem estudar um pouco a cerca das ferramentas disponíveis, olhar para si quanto organização e inserir o que está dentro do seu perfil e dentro do perfil do cliente. Tem que rolar afinidade entre ambas as partes, se não, perderse-se-a dinheiro, muito ou pouco. Sempre será um risco, entretanto, tem que ser calculado e bem pensado.

Matucha Paula - Dê uma de Profeta. O que em sua opinião irá revolucionar o Fenômeno Marketing Digital nos próximos anos.
Rebeca Barros - Caprichou nas perguntas, hein? Respirar um pouquinho para responder... (Risos) Vamos lá, acredito que o fator revolucionário, será a questão da interação, relacionamentos e inovação constante. Sou do tipo que acredita muito no ser humano, ser de fato, humano. Muitas vezes, separamos isso no âmbito profissional e transformamos as pessoas em projetos de robôs. Acredito que todo mundo foi um, dentro de alguma organização. Você não pode sentir, não pode falar, não pode pensar e se for para ter alguma reação dessas, por favor, faça do jeito que seu gestor pede. Não é assim? De hoje em diante, como profeta, (olha que glamour, meio Nostradamus, não é?) super acredito que toda ferramenta, seja de Marketing Digital ou não, que abraçar essa causa - transformar sua ideia em algo construído com todos - terá sucesso! Devemos lançar projetos, ações que tenham a interação de forma direta dos nossos clientes internos e externos. Se você estudar os maiores cases de sucesso, em diversas áreas do mundo business, terás a convicção de que o trabalho em rede, seja on ou offline é real. Posso citar alguns para ratificar a minha afirmação, como: Starbucks, sou fã dos produtos (pena que não existe aqui em Recife) e do pensamento e prática da corporação. Em uma das grandes ações de Marketing de Relacionamento, a Starbucks abriu espaço para seus funcionários optarem por um novo sabor de café, sendo escolhido um, a fim de inserir o mesmo no mercado. Resultado? Satisfação dos funcionários, por receber essa confiança e super espaço de decisão, juntamente com a marca, e uma elevada venda para esse novo produto. Tecnisa é uma marca fortíssima nas Mídias Sociais, na época do Second Life, ela já era bem atuante nesse tipo de mídia. Em 2010 foi divulgado que cerca de 30% das vendas da imobiliária é feita pela internet, não estamos falando de loja de tênis, roupas, eletrodomésticos, estamos falando de imóveis, valores bem diferenciados, e pasmem, com 30% de vendas pela INTERNET! Isso é relacionamento, interação, CONFIANÇA! Deu para entender um pouco a minha "profecia" bem óbvia? #ficaadica

Matucha Paula - Nas Redes Sociais Atuais e mais utilizadas no Brasil, Twitter, Orkut e Facebook. Você concorda que cada uma dessas Redes as estratégias para atingir o público tem que ser diferentes ou podem ser iguais e por quê?
Rebeca Barros - Elas são diferentes, mas bem parecidas. O facebook é uma mistura de orkut com twitter, achei muito bacana essa junção. O orkut é ... ele é o quê? Tem quisto seguir o Facebook, entretanto anda meio perdido com o seu, gostou? No lugar do curtiu... Enfim, brincadeiras à parte, até mesmo, porque ruim ou bom, o Orkut ainda sem mantem em primeiríssimo lugar aqui no Brasil. Então, voltando a pergunta, acredito que cada ferramenta será direcionada através do que você deseja passar e com quem você está falando. Como são Redes Sociais, não caminhamos sozinhos, devemos andar juntamente ao fluxo, ambos são totalmente interativos, só a prática definirá essas estratégias. É como o namoro, vamos aplicar a nós mulheres, depois de um desencontro em nosso relacionamento, marcamos a conhecida DR (Discutir Relacionamento), vamos com todo o discurso pronto, chega o cara lá e nos desvia totalmente da rota, ficamos mais tontas que cego em tiroteio e resta a nós, uma ótima saída para uma saia justa, colocada de última hora. Mídias Sociais é meio por aí, podemos chegar com um script pronto para cada uma delas, mas os clientes é que vão caminhar conosco, dois não andam quando um não quer, então a flexibilidade tem que existir. Claro que sempre teremos a nossa opinião bem fechadinha, não podemos ser como Zeca Pagodinho em sua canção e apenas entrar no barco e deixar que a vida nos leve para onde ela quer, temos que ter metas, alvos. Só devemos ter a consciência de que atalhos e caminhos mais longos, sempre estarão disponíveis na estrada e escolhas devem ser tomadas em conjunto, com estudos e questionamentos, a fim de chegar na melhor solução. Desejo Boa Sorte para todos, nesse trajeto que é longo, todavia, bastante promissor, não esqueçam de pensar sempre, não existe nada prontinho e fechado por um único ser. Inclusive, nem por mim, nem por você! Sou poeta também. (Risos)


Gostaria de ler um pouquinho a cerca da opinião de vocês também.
Fica aberto o espaço.


Rebeca Barros

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