4/27/2011

MARKETING INVISÍVEL

Assisti um filme nesse feriadão que me chamou muita atenção (rimou). Durante o período da minha graduação, em alguma cadeira (não me lembro qual, para variar) conheci a cerca do Marketing Invisível, até pensei que ia bombar mais para frente e tudo. Enfim, já tinha esquecido de fato, dessa técnica utilizada pelos meus amigos profissionais da área de marketing, me lembrei vendo o filme citado acima, o mesmo se chama: Amor por Contrato (vale a pena assistir).
Olha o trailer aí gente...



O Marketing Invisível, como diz o próprio nome, é invisível, algo que não deve ser compreendido pelo consumidor como uma "indução para a compra", mas sim, um conselho de "amigo" - informando que adquiriu um produto e o mesmo é tão bom - que deseja compartilhar. Simples assim! Não acreditava muito nesse tipo de divulgação, por questões éticas, sabe? Você simular o uso de um produto, diante de outras pessoas, com o intuito de despertar o desejo de compra alheia de forma totalmente "teatral", acho meio errado, quase um Show de Truman (filme muito bom também - trailer abaixo).



Olhando para atualidade, estamos cada vez mais perto da prática dessa realidade... Vou citar um exemplo bem do "hoje". Estive em uma mesa redonda com algumas pessoas, falando a cerca do Universo dos Blogueiros, o fato é que muitos fazem o "merchan" dos produtos, falando quão maravilhosos eles são e por trás dos comentários, estão sendo pagos para realizar tal feito.
Lógico que, a maioria não entra nessa (creio eu) e sinalizam de alguma forma, deixando claro que aquela postagem está alí como publicidade. Na Folha Online teve uma matéria sobre esse assunto, você pode ler aqui.

Nos EUA o Marketing Invisível já foi utilizado por diversas empresas. Num dos casos, uma mulher bonita entra num bar noturno, deixa um maço de cigarros sobre o balcão e pede fogo para outras pessoas. Comenta algo relacionado a perseguição que os fumantes sofrem, e comenta a dificuldade de encontrar alguém que fume. Então, a partir daí, é iniciada uma conversa "casual", ela aproveita e fala da marca do novo cigarro e oferece para a pessoa que está conversando. Dá para imaginar que você acaba de ser pego em mais uma "pegadinha" do consumismo?
Aí vai outro exemplo: Um homem entra em uma cafeteria, liga o seu notebook e começa a usar uma luva que faz o papel de mouse, joystick e afins... As pessoas, óbvio, dão aquela velha espiadinha do Bial, até a hora da chegada de um mais corajoso, que pergunta de fato o que é aquela luva altamente desconhecida. O homem (ator, só pode) fala o script direitinho em relação ao produto e ainda pede o e-mail do "curioso" para receber mais informações!! Quer mais?

Poderia citar muitos exemplos aqui, mas... Vocês não leriam todos, é claro! Por isso, #ficadica, vocês podem estar sendo vítimas do Marketing Invisível nesse exato momento. Cuidado!!
E se você é profissional de marketing, como eu, também tenha cuidado... Acredito que a garantia do nosso sucesso, é conseguir mostrar ao nosso target de forma consciente que, o produto é tão bom, que vale a pena para ele tornar-se um propagador da marca.

O que vocês acham dessa técnica? Deve crescer ou ser extinta? Como saberemos se ela foi extinta ou não, se ela é invisível?
Como diria uma amiga: "Muito complicado!"


Rebeca Barros

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