A palavra relacionamento virou moda e todo mundo a utiliza como um jargão.
E no mundo corporativo não é diferente. Converse com qualquer empresário ou gestor sobre relacionamento com o cliente, em sua maioria (para não dizer 100% e generalizar), falam a mesma coisa. Todos valorizam o relacionamento, investem na comunicação e não entendem o por quê de não alcançarem o sucesso almejado. Saindo do mundo de Bob, vamos para a realidade, e os fatos não batem com o discurso. Para existir o relacionamento, existem algumas regrinhas básicas e a mesma se estende para qualquer área, incluindo a organizacional. Afinal de contas, também estaremos lidando com pessoas. Por isto, preste atenção na lista abaixo e verifique se você está andando pelo caminho correto:
1 – No relacionamento ambas as partes devem ouvir e falar.
2 – No relacionamento, nem sempre a sua vontade irá prevalecer. Lembre-se, esta caminhada é uma via de mão dupla.
3 – No relacionamento, nem sempre quando se perde é ruim. Perdemos aqui e ganhamos muito mais lá na frente.
4 – Dizer não por birra, pode ser burrice. Dizer sim por medo, pode ser falência.
5 – Prestar atenção nos detalhes faz toda a diferença.
6 – No relacionamento, você precisa permitir a participação do outro. Interagir sempre é a melhor opção. Nos multiplicamos quando somos mais do que um.
7 – Por fim, tenha uma única certeza: você nunca conhecerá totalmente o seu cliente. Esteja aberto e disposto a entender que estamos em eterno processo de mudança. Seu relacionamento pode melhorar constantemente e nunca será perfeito. Por isto, nada de cruzar os braços e achar que é a última coca-cola do deserto.
Como qualquer relacionamento existirão as surpresas. E, será uma delícia descobrir as melhores escolhas para as tomadas de decisões durante a jornada.
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