3/30/2012

ESCOLAS CRIATIVAS

Sabemos que a metodologia utilizada para ensinar, vem se tornando cada vez mais defasada. Se já não serve para as gerações que estavam super acostumadas com ela, imagine agora, com uma geração super dinâmica, bem informada e com o mundo em suas mãos - graças à tecnologia. Acredito muito na educação regida pela vivência de experiências, como um método eficaz para o registro do conteúdo pelo educando. A fixação do assunto abordado é totalmente proporcional ao desenvolvimento de uma boa aula. Quando o aluno participa de forma efetiva na explanação do conteúdo, fica muito mais fácil o aprendizado, o educando não pode ficar apenas como ouvinte, ele deve criar, expor sua opinião e questionar. Desta forma, de fato ele construirá o conhecimento em si, e não apenas terá um assunto decorado em sua mente. Podemos resumir tudo que foi citado acima, através destas palavras: “Fale e eu esquecerei. Ensine-me e eu poderei lembrar. Envolva-me e eu aprenderei” (Benjamin Franklin). A partir daí, decidi prospectar algumas escolas que atuam com muita criatividade, desenvolvendo o potencial cognitivo dos seus alunos, de formas até inusitadas.

A escola foi fundada em 2007 com um investimento de R$300,00. A Perestroika, se define como uma escola de atividades criativas. Aborda assuntos de diversas áreas, de uma forma bem diferenciada. De gastronomia a design, de arquitetura a literatura, de poker a moda, de futebol a humor, de empreendedorismo a comunicação. Gostei de uma citação encontrada em seu site: "Professor não é quem está na frente falando. É qualquer pessoa que é escolhida pelo aluno para ensinar. A escola não pode ser um fardo. Aprendizado é um processo invisível que nasce naturalmente e tem como base a inspiração. Por isso, deve ter conteúdo, forma e emoção." Resume bem a arte do educar, não é?

A Lemon Escola de Criatividade, tem a sua sede em Curitiba e oferece cursos livres nas áreas de comunicação e artes, sempre com profissionais que são referência no mercado em suas respectivas áreas.


E para quem deseja ir para fora do país, tem uma boa opção em Buenos Aires, a Brother Escuela de Creativos. É mais voltada para os profissionais na área de publicidade, mas ela afirma que antes de ser uma escola de publicitários, é uma escola de ideias. 

Quem tiver mais escolas criativas para indicar, pode enviar nomes e endereço para o meu e-mail: rebecacunha@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário