9/09/2008

Quando sua Empresa vai Parar de Imitar as Outras?

Uma das técnicas que vêm sendo utilizada como ferramenta do marketing é a chamada “customer experience”, onde a marca leva além do seu serviço/produto, ela propõe experiência para seu cliente, ela encanta, vai além do esperado. Sabemos que hoje não há diferença perceptível entre uma oferta e outra. Está cada vez mais difícil perceber o diferencial proposto por cada empresa, devido a facilidade com que tudo é copiado ou reproduzido. Quando uma empresa concede ao seu consumidor uma experiência diferente e positiva, o mesmo faz questão de propagar a marca pela sua própria boca. Grande exemplo de crescimento pelo boca a boca vem a ser o Banco First Direct, onde os seus próprios clientes indicavam outros, garantindo uma carteira de novos clientes a cada 5 segundos. Qualquer oferta pode ser copiada com facilidade, principalmente quando é produto, entretanto um serviço diferenciado, como você oferece o produto é que fará toda diferença. Tomemos como exemplo Fausto Silva e Gugu Liberato, ambos são apresentadores de programas cujo perfil de programação são bastante semelhantes, entretanto, como cada um apresenta é totalmente diferente, assim são as empresas, podem oferecer o mesmo produto, mas como eles farão isso, é que de fato fará toda a diferença.
O poder de barganha dos consumidores, estão cada vez maiores, hoje quando uma pessoa chega numa loja para comprar algo, ou até mesmo em um consultório para saber que tipo de doença está acometida, não chega ao estabelecimento sem nenhuma informação, já vai preparada, sabendo de algo, com algumas especificações na mente. O papel do vendedor vai muito além de explicações sobre o produto, ficou mais difícil fazer o target levar seu produto que é igual ao do vizinho. A departamentalização das empresas estão com os seus dias contados, se as mesmas quiserem obter sucesso. Hoje os clientes não querem esperar mais horas a fio para conseguir o desejado, eles exigem uma prestação de serviço com qualidade. Eles esperam que os funcionários de uma empresa ajam como anfitriões e não somente como mais um número em sua folha de pagamento. Em suma, os principais tomadores de decisão não podem mais ficar afastados de seus clientes.
Para ter sucesso no mercado hoje, as organizações não podem pensar no lucro momentâneo apenas, as mesmas têm que compreender que sem clientes satisfeitos jamais, terão sucesso financeiro. Não basta apenas conquistar novos consumidores, e não satisfazer os que já fazem parte da carteira de clientes. Para garantir um bom atendimento para seus clientes, a empresa tem que tratar seus funcionários como gostaria que os mesmos tratassem seus melhores clientes.


Autora: Rebeca Barros

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