9/09/2008

Grátis

Por que o Futuro dos Negócios é Grátis?

A palavra grátis não implica a organização lucro zero, muitos produtos e/u serviços são repassados aos clientes a custo zero, mas na verdade, por trás dessa oferta, a empresa ganha muito. Esse “ganho” pode ser tanto monetário como em informação, que mais cedo ou mais tarde, valerá dinheiro também. Temos como exemplo de empreendedor com essa visão, o King Gillette, em 1903 onde a realidade era totalmente diferente da nossa nos dias atuais, esse homem conseguiu criar algo que seria descartável, o seu interesse ao criar seu produto era de que as pessoas usassem e jogassem fora, para voltar a comprar outras vezes. Para isso, ele teve muitas vezes que oferecer de forma gratuita ou “quase grátis” seus produtos para que tomassem conhecimento dos mesmos, afim de alavancar as vendas, já que de início não teve uma boa aceitação. Hoje, a marca cresce cada dia mais, juntamente com ela, seu mix de produtos. Oferecer um produto a custo zero, é ter em sua manga, cartas de serviços que sejam necessários para que o mesmo possa funcionar de forma mais eficaz. Na sua maioria, os serviços dão um lucro maior para a empresa do que o produto em si.
Muitos jornais e revistas já disponibilizam através dos seus sites informações dos mesmos de forma gratuita, entretanto, sempre cobram pelas informações mais “especiais”, afim de fazer o leitor realizar a assinatura da revista/jornal ou do site dos mesmos para que tenham acesso livre a todas as informações. A web virou o universo de que tudo é grátis. Hoje através dela conseguimos músicas, jogos, filmes, seriados, informação e tantas outras coisas de forma gratuita, bastando apenas clicar para alcançar o desejado. Muitas empresas vêm investindo nisso, o seu retorno é garantido. Através dos anunciantes, quanto mais usuário, consequentemente, maior número de empresas interessadas em se fazer presente no website.
A pirataria vem perdendo seu caráter de “pirata”, ladrão dos músicos e cineastas. Como perceberam que essa divulgação em massa, poderia ser usada em benefício próprio dos que estavam sendo prejudicados, os próprios cantores e produtores dos filmes têm interesse em oferecer o material aos camelôs, afim de obter boa divulgação, esperando lucrar na venda de ingressos. As empresas também perceberam que hoje não podem oferecer apenas um serviço, a mesma tem que possuir um leque grande, onde de um serviço ela possa puxar outros que venha acompanhar o cliente de forma completa. Grande exemplo desse método de prestar serviços, vêm a ser a Ryanair, ela revolucionou o setor aéreo ao assumir o papel de agência de viagens capaz de oferecer todos os serviços em vez de se posicionar só como vendedora de passagens aéreas.
O pensamento da gratuidade, não pode ser confundido com o quase grátis, por menor que seja cobrado o valor para um serviço ou produto, já influenciará totalmente no mercado, na mente do consumidor já terá outro segmento em vista, perderá a lógica do mercado custo zero. Para que essa idéia dê certo para sua empresa, o que você fornece a custo zero tem que gerar receita para a empresa através disto, sendo esse lucro vindo do próprio consumidor ou por terceiros. Esse já é um tipo de mercado, já é uma verdade, que só tende a crescer.

Autora: Rebeca Barros

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