10/20/2008

Marketing de Relacionamento

Não é novidade que o consumidor adora um “mimo”. Mas pode ser novidade para muitos, o que as empresas irão fazer daqui para frente para esse consumidor exigente, que adora regalias e privilégios. Não basta apenas oferecer um cartão de ponto e trocar, depois de muito tempo os pontos acumulados, por objetos que não agregam valor ao cliente. O consumidor tem que perceber o valor em participar daquele programa de fidelidade, o programa precisa ser tangível, de percepção de privilégios a curto ou médio prazo, mas para isso é preciso uma combinação de fatores.
Existem inúmeros exemplos, que vão das coisas mais simples as mais luxuosas. Existem supermercados que na compra no valor 150 dólares, no ato da compra dá-se um desconto de 20 dólares. Isso é tangibilidade imediata percebida pelo cliente! Outro exemplo é de uma rede de hotéis, onde as regalias começam na hora de reservar o quarto, pois sempre haverá um quarto disponível para determinado grupo de pessoas, sem precisar fazer reserva com antecedência, mesmo o hotel estando lotado para pessoas “normais”.
Acima está um outro exemplo de “mino”, realizado pela Babies “R” Us, para as clientes grávidas.

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