4/23/2010

Workshops

“O diálogo é um processo em que as pessoas se reúnem para construir confiança e entendimento para além das diferenças e gerar resultados positivos por meio da conversação. Cada vez mais pessoas e organizações consideram o diálogo um complemento valioso para seus processos decisórios.
Para gerar inovação, os diálogos devem fornecer as bases para uma abordagem sistêmica e criar fundamentos para uma ação coletiva e alinhada. Além disso, estes processos devem dar força aos participantes para questionarem o status quo, desafiar as suposições que prevalecem e promover uma troca significativa em todos os níveis”.
Livre tradução do livro: Diálogo Democrático – Un manual para praticantes


Dialogar pode ser muito eficaz na construção de uma gestão que busca compartilhar responsabilidades de maneira colaborativa. Por se desenvolverem por meio da prática, processos de conversação necessitam de tempo e aprimoramento, sendo assim, meu objetivo é sugerir assuntos iniciais para que o diálogo seja praticado.
Estes workshops podem servir como uma simples degustação de um novo formato de reunião, oficina de diagnóstico (para captar a percepção dos envolvidos sobre o tema proposto) ou simplesmente como primeira atividade em situações nas quais uma conversa preliminar é necessária.
A metodologia básica utilizada é o World Café com atividades práticas que possam incrementar o trabalho.
As oficinas aqui descritas tem duração aproximada de 4 horas e os grupos podem variar entre 5 e 20 participantes.

Quais se aplicam aos seus desafios?

1. Praticando o diálogo: Estabelecendo relações de confiança entre a equipe
Para que uma equipe traga resultados é necessário que os relacionamentos sejam priorizados.
Neste workshop serão trabalhados exercícios de auto-conhecimento e reflexão conjunta sobre o papel do individuo nos grupos de trabalho e caminhos para fortalecer as relações de maneira que os resultados sejam alcançados por meio da colaboração.

2. Praticando o diálogo: Discutindo a gestão
A rotina sobrecarregada dos gestores faz com que cada vez menos tempo seja dispensado a refletir sobre a forma como se dá a gestão.
Neste workshop serão trabalhados exercícios de discussão e avaliação de características da lideranças, equipe e fluxo de trabalho. Os temas abordados podem ser relacionados a uma área específica, servindo como fortalecimento do relacionamento entre gestor e equipe ou como um mecanismo de análise contínua da gestão da organização com um grupo composto por pessoas de diversas áreas da empresa.

3. Praticando o diálogo: Integrando áreas conflitantes
Em diversas situações os objetivos especifícos de determinada área faz com que sua atuação entre em conflito com outras, em muitos casos este conflito ultrapassa os limites da área e passa a se tornar um conflito entre as pessoas.
Neste workshop serão realizados exercícios de reflexão individual e conjunta sobre as necessidades de cada área. Serão discutidos comportamentos necessários para um trabalho em harmonia além de acordos e processo que precisam ser revisitados.
Discutir o problema e analisar soluções em grupo pode ser um excelente caminho para melhorar o desempenho e o relacionamento dessas equipes.

4. Praticando o diálogo: Desenvolvendo vínculos com os jovens líderes
Todas as organizações necessitam ter uma reserva de líderes que sustentarão seu crescimento. Entender as expectativas e discutir os caminhos que a empresa espera trilhar com eles é uma ótima oportunidade para que estes jovens possam se desenvolver.
O objetivo deste workshop é por meio de exercícios práticos e de reflexão iniciar uma jornada em que líderes, estagiários e trainees iniciem um compartilhamento de visão da organização.

5. Praticando o diálogo: Construindo o futuro
Muitas vezes nas organizações não criamos espaços para que o futuro seja discutido levando em consideração os sonhos das pessoas.
Esta oficina é um convite para discutir não apenas o tático, o financeiro e questões operacionais. É uma preparação inicial para conversas estratégicas por meio do contato com os sonhos e objetivos compartilhados pelos funcionários em relação ao futuro da organização.

6. Ateliê de Inovação
Inovação é um tema muito recorrente nos discursos de todas as empresas, torna-se um grande desafio estruturar um caminho consistente para a gestão inovadora. Não basta um complexo programa de inovação, é necessário antes de tudo um grupo de funcionários criativos, que saibam identificar oportunidades e com capacidade para sustentar seus projetos. O ateliê de inovação pode ser o primeiro passo para uma empresa que gostaria de estimular um ambiente mais inovador.

Este trabalho é divido em 7 workshops que visam preparar um determinado grupo a ter um novo olhar sobre o seu negócio tendo a inovação como ponto de partida.

Estrutura:

Inovação I: Trabalhando aspectos individuais
Perspectivas pessoais sobre inovação
Trabalhando o Mindset para inovar

Inovação II: Compartilhando Idéias em grupo
Trabalhando em equipe
Gerando idéias
Aprimorando as idéias em grupo: projetos

Inovação III: Desafios estratégicos e inovação
Objetivos próprios e organizacionais convergindo
Dando continuidade aos projetos


Nenhum comentário:

Postar um comentário