8/04/2010

O QUE É ESSA TAL DE RESILIÊNCIA?

A palavra resiliência e seu conceito são emprestados da Física. O material resiliente é aquele que resiste a todas as adversidades do ambiente no qual está inserido (me desculpem os engenheiros de plantão se o conceito não está completo, mas esta é a idéia principal!). Quando trazemos este conceito para a realidade psicológica, passamos a ter uma característica do comportamento humano que começou a ser estudada na Europa, logo após a segunda grande guerra, a partir da observação de crianças que testemunharam os horrores dos campos de concentração (crueldades, perda dos pais, etc) e mesmo assim, conseguiram manter a mente saudável e criativa.

Dos centros de pesquisa, este conceito migrou para as empresas. O termo está sendo cada vez mais adotado pelas organizações e já se tornou uma competência avaliada na seleção de profissionais. A mídia televisiva parece também ter identificado neste conceito de resiliência uma maneira de aproximar a realidade de suas ficções, basta recordarmos os diversos exemplos de superação mostrados no final da novela “Viver a Vida”. A maioria das pessoas que relataram seus dramas podem ser consideradas resilientes.

Existe até um grupo internacional de estudos da resiliência, com sede na França, do qual estão sendo extraídas conclusões interessantes sobre o tema. Há quem diga que a resiliência só pode ser herdada geneticamente. Em contrapartida, há um grande grupo de pesquisadores do comportamento humano, afirmando que esta característica pode ser treinada e desenvolvida. E é exatamente este segundo grupo que tem escrito os mais diversos livros sobre o tema, muitos deles voltados para cargos de média e alta gerência.

As empresas cada vez mais precisarão de colaboradores que enfrentem e se adaptem às mudanças da melhor maneira possível, transformando os possíveis problemas em futuras oportunidades. São nos momentos de crise e de muita instabilidade do mercado que a busca por profissionais com essas características se torna, ainda, mais evidente. Nos processos seletivos de trainee e estágio, a resiliência já tem sido avaliada, na maioria das vezes relacionada à competência de “resistência à frustração”.

Em resumo e para fechar este post, compartilho com vocês a definição do conceito de resiliência que li recentemente numa revista voltada a executivos: Resiliência é a capacidade de se manter saudável em ambientes pouco saudáveis.Acho que esta pequena frase resume tudo. Caminhamos para uma realidade de vida cada vez mais conturbada e estressante, na qual nossa paciência e capacidade serão testadas ao máximo, seja na empresa, através de metas de desempenho; seja em nossa vida pessoal.

Diante disso, ter um pouco de resiliência ou correr atrás para desenvolvê-la será importante para todos nós.Indo um pouco mais além, em um futuro muito breve, teremos de exercitar nossa tolerância e sensibilidade para trabalhar em conjunto com pessoas que não desenvolveram ou não foram premiadas pela genética com essa tal resiliência.


Fonte: Cia de talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário