8/04/2010

QUAL ÁREA É A SUA CARA?

Você sabia que suas preferências, hábitos e maneiras de ser podem te ajudar a refletir sobre suas escolhas profissionais?

Claro que optar pela área que tem a sua cara não é tão simples quanto responder ao quiz abaixo, mas ele pode funcionar como um incentivo para buscar suas aptidões e interesses nas situações do seu dia a dia.

Bom Exercício!

1) As minhas férias dos sonhos foram:

a) Aquelas na quais eu passei a maior parte do tempo com meus amigos, não importando o lugar.

b) A que eu viajei para um lugar porque juntei meu dinheiro algum tempo antes!

c) A que eu pude conhecer muita gente nova e lugares diferentes dos que eu já conhecia.

d) A que deu super certo, sem nenhum imprevisto, porque me planejei antecipadamente em relação a dinheiro e roteiro de viagem.

e) Aquelas nas quais pude alterar roteiros de forma com que eu pudesse aproveitar ao máximo o local.

2) Com meus amigos, em um “papo cabeça”, geralmente falo sobre:

a) Os relacionamentos humanos: familiares, amorosos, de amizade, etc.

b) Oportunidades de investimento e como posso aproveitar melhor o dinheiro que ganho.

c) Tudo. Desde idéias mirabolantes sobre a vida até analisando o filme que está nos cinemas!

d) Planos para os próximos feriados e viagens da turma.

e) Os últimos lançamentos de celulares e laptops do mercado!

3) Quando os outros se referem a mim, lembram:

a) Da minha preocupação com os outros ao meu redor.

b) Da minha habilidade com números e minhas economias.

c) Da minha facilidade em fazer amigos e ter novas idéias.

d) Da minha capacidade de planejar o meu futuro.

e) Do meu perfeccionismo.

4) Quando escuto alguém falando sobre sua trajetória profissional, geralmente me chama a atenção quando:

a) A pessoa se preocupou em ajudar os demais ao seu redor.

b) A pessoa conseguiu atingir suas conquistas pessoais e financeiras.

c) A pessoa alcançou sucesso e prestígio no mercado.

d) A pessoa atingiu aquilo que planejou desde o início da sua carreira.

e) A pessoa tornou-se referência por causa de um produto ou processo que ela ajudou a desenvolver.

5) Ao escolher um presente para um grande amigo procuro:

a) Algo que pareça com ele.

b) Algo que esteja dentro de uma faixa de preço que eu possa pagar.

c) Algo muito criativo.

d) Algo que ele usará muito.

e) Algo de qualidade, independente do valor.

6) Se eu pudesse trabalhar nas férias, escolheria uma atividade que:

a) Propiciasse autoconhecimento e envolvimento com diferentes pessoas.

b) Fizesse diferença no meu currículo profissional.

c) Pudesse me colocar em contato com as pessoas certas para futuras oportunidades.

d) Propiciasse desenvolvimento de habilidades que serão importantes para meu futuro profissional.

e) Permitisse entrar em contato com o universo profissional e novos conhecimentos técnicos.

7) Meus amigos sempre me procuram quando:

a) Querem um conselho sobre as suas decisões.

b) Precisam de uma orientação sobre aonde investir suas economias.

c) Querem saber sobre as baladas e lugares da moda.

d) Querem ajuda para fazer planos futuros.

e) Algo quebra ou não está funcionando em sua casa.

8 ) Em uma festa, eu normalmente:

a) Fico a maior parte do tempo na minha roda de amigos me atualizando sobre a vida deles.

b) Fico imaginando o quanto o dono do lugar está faturando com aquela festa.

c) Gosto de conhecer o maior número de pessoas.

d) Reparo em detalhes que considero importantes para a minha próxima festa de aniversário.

e) Imagino o que poderia ser feito para melhorar a festa.

9 ) As atividades que mais despertam meu interesse no tempo livre são:

a) Conversar com meus amigos via MSN ou outras redes sociais.

b) Acompanhar a cotação do dólar e ler notícias sobre economia.

c) Ler os meus blogs preferidos e assistir aos programas de TV que gosto.

d) Pesquisar sobre novos lugares para viajar no próximo feriado.

e) Desmontar aparelhos domésticos e entender o funcionamento dos mesmos.

10) Uso o twitter para:

a) Manter-me atualizado sobre os meus amigos.

b) Acompanhar notícias que considero importante.

c) Manter-me atualizado sobre novas idéias e tendências.

d) Pesquisar sobre os tendings tropics.

e) Compartilhar informações relevantes que leio nos blogs de tecnologia.

Se a alternativa que mais apareceu nas suas respostas foi a:

A) Pelas suas respostas, relacionamento e comportamento humano são assuntos que te despertam o interesse. Você pode ser aquela pessoa que é reconhecida por preocupar-se com o outro e tentar ajudá-lo sempre que possível. Certo? Se sim, pode ser que se interesse pelas áreas de Recursos Humanos (Desenvolvimento, Treinamento, Seleção), Responsabilidade Social, Segurança no Trabalho, Serviço Social, Relacionamento com cliente, Assessoria, entre outras afins.

B) Pelas suas respostas, números, cálculos e análises de resultados são itens que te despertam interesse. Você pode ser aquela pessoa reconhecida por administrar as suas próprias finanças, fazer os cálculos para dividir os gastos das viagens com os amigos e sabe organizar suas economias para juntar dinheiro e comprar o que deseja. Certo? Se sim, pode ser que se interesse pelas áreas de Finanças, Pesquisa Estatística, Consultoria Econômica, Relacionamento com Investidor, entre outras afins.

C) Pelas suas respostas, você deve ser daquelas pessoas que estão sempre atualizadas sobre as últimas tendências e têm um conhecido em todo lugar que vai. Ter idéias e vê-las se tornando realidade é um dos seus prazeres. Certo? Se sim, pode ser que se interesse pelas áreas de Marketing (Produto/ Institucional), Comercial, Pesquisa de Mercado, Assessoria de Imprensa, Inteligência de Mercado, entre outras afins.

D) Pelas suas respostas, você parece não gostar de imprevistos e opta por organizar o seu dia-a-dia afim de que nada saia do controle. As outras pessoas ao seu redor devem elogiar com freqüência sua boa visão geral sobre assuntos diversos, além da sua atenção a análises que levam em conta a investigação de detalhes realmente relevantes. Certo? Se sim, pode ser que se interesse pelas áreas de Planejamento, Projetos, Logística, Assuntos Regulatórios, entre outras afins.

E) Pelas suas respostas, você deve ser aquela pessoa que desde criança já desmontava o vídeo-game, mexia e (às vezes) montava de novo só por pura curiosidade de como aquilo funcionava. Pode ser que seus amigos, professores e parentes digam que você é detalhista e prático demais e que está sempre em busca de melhorar o funcionamento das coisas ao seu redor. Certo? Se sim, pode ser que se interesse pelas áreas de Produção, Qualidade, Operações, entre outras afins.


Fonte: Cia de Talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário