8/04/2010

Quem fala mais é aprovado na dinâmica de grupo?

Existe um mito de que quem fala mais é aprovado nas dinâmicas de grupo dos processos seletivos. Isto não é verdade. O mercado de trabalho não tem lugar somente para os extrovertidos, comunicativos e com facilidade para se relacionar com diferentes pessoas. As empresas também precisam, muito, dos tímidos, introvertidos e daqueles que falam apenas quando têm certeza. Há espaço para diferentes perfis e talentos.

Falar muito em uma dinâmica de grupo não traz só vantagens e resulta em aprovação. Podem existir muitas desvantagens ao assumir uma postura artificial de “o falante”:

  • Você cair no erro de sair falando apenas quando o selecionador se aproxima do seu grupo. Ele se afasta, você se cala.
  • Você usar frases e falas clichês e que deixam óbvia a artificialidade da sua postura.
  • Você, com intuito de falar muito, acabar apenas repetindo a idéia e a fala de outros colegas, mas de fato não agregar com nenhum conhecimento seu.
  • Você acreditar que o que selecionador anota é a quantidade de vezes que você abre a boca para falar e quando, na verdade, o que anotamos é o conteúdo da sua fala.
  • Você ser selecionado para uma vaga que vai exigir que tenha uma excelente habilidade de comunicação oral e você, depois de alguns dias, não aguentar mais aquela rotina de trabalho, já que ela exigirá de você um comportamento que não é genuinamente seu!

As atividades em grupo são elaboradas para estimular uma interação. Por isso, é muito importante que você se comunique, caso o contrário o selecionador não terá evidências necessárias dos comportamentos que ele precisa observar. No entanto, a comunicação deve ser feita, sempre, respeitando a sua individualidade.

Porém, caso ainda esteja com dúvida se deve falar muito ou pouco, comporte-se da maneira que você se sente mais confortável e nunca force uma situação, ouvir seus colegas é tão importante quanto dar a sua opinião sobre aquilo que está sendo discutido em grupo. Não esqueça de prestar atenção nas perguntas e orientações dos selecionadores, muitas vezes eles sinalizam aquilo que buscam observar nos candidatos.

E por último, mas não menos importante, aproveite a dinâmica para adquirir conhecimento, segurança em processo seletivo, aprender com pessoas diferentes de você e começar a construir seu networking!

Fonte: Cia de Talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário