9/14/2010

Inovação nas Embalagens

Participei do PROGRAMA EMBALA 15° Edição no mês de Agosto e foi bem interessante.
Assisti 3 palestras, uma sobre Balanced Scorecard, Embalagem e Comportamento do Consumidor e Embalagem e Sustentabilidade.

Vou falar nesse post sobre as palestras ligadas a embalagem. Para quem trabalha com embalagem ou gosta de aprender um pouco mais sobre tudo que cai em suas mãos ou olhos ( como eu ), vou resumir um pouco do que foi apresentado lá, por profissionais bem gabaritados na área de pesquisas e mercado, antes colocarei o nome deles e o perfil profissional, afinal de contas o que citarei vem deles.
Paulo Carramenha - Prof. do Núcleo de Estudos da Embalagem - ESPM -Presidente da empresa Internacional de Pesquisa GFK
Bruno Pereira - Prof. do Núcleo de Estudos da Embalagem - ESPM - Gerente de Marketing e Sustentabilidade da Dow Latin

Já que vocês estão mais seguros em relação a fonte das informações, vamos ao que interessa...
Primeiramente foi feita uma análise sobre as embalagens na atualidade, constatando que o consumidor hoje vem sendo bombardeado de informações, o mesmo hoje se encontra consciente dos seus consumos o que gera uma certa infidelidade para com os produtos. Diante dessa circunstância os produtos buscam desenvolver diferentes e criativas embalagens afim de conquistar a atenção do cliente. Existe também uma grande importância voltada ao PDV, onde a embalagem é vista como uma ferramenta de marketing.
Através de uma pesquisa foi constatado que 81% das decisões de compra ( marca ) são feitas no PDV.
65% das compras não são planejadas
16% das compras dos produtos são planejadas
19%das compras dos produtos e marcas são planejadas
Fonte: POPAI

O que a embalagem precisa hoje?! De INOVAÇÃO
A embalagem é um fator decisivo no cenário competitivo, a mesma é um elo para a conexão do cliente com a internet, levando o consumidor a ter uma aproximidade maior com a marca.
E por que precisamos de inovação na embalagem?!
Existe uma média de 120.000 itens em um hipermercado e 40.000 nos supermercados, a concorrência é altíssima.
Mas...você pode perguntar, como INOVAR?! Falar é fácil, super fácil por sinal, e fazer!? Isso é o difícil, transformar a teoria em prática. Por isso que trarei a vocês uma nova metodologia para inovar no que se diz respeito a embalagem. Hoje uma das metodologias mais utilizadas no mundo é a Metodologia de Stage e Gates, essa metodologia não é focada apenas para embalagens e sim, para produtos no geral. Contudo, foi percebido pelos profissionais de pesquisa da ESPM que por ser uma metodologia um pouco generalista por alcançar produtos de uma forma universal, os mesmos tomaram a iniciativa de encontrar uma metodologia que servisse especificamente para embalagens.
A metodologia que vem sendo estudada, ainda é experimental, contudo vem alcançando resultados bem positivos.

SÍNTESE DA METODOLOGIA DE INOVAÇÃO DE EMBALAGEM - ESPM

1- O profissional tem que entender que a competição acontece na categoria.
Ex: manteiga, compete com manteiga e não com leite ou frutas, etc.
2- O consumidor escolhe na categoria.
3- Temos que criar algo novo na categoria, não no Universo.
4- A inovação precisa trazer um valor que o consumidor perceba.
Como saber? Pergunte ao consumidor.
Ps: Aquilo que o consumidor percebe como valor no produto deve servir de base para a inovação da embalagem.


PASSOS

1- Briefing da inovação na categoria escolhida

2-Estudos diagnóstico da categoria - Estudando concorrentes de categoria

3- Pesquisa para conhecer o valor atribuído para o consumidor

4- Proposição da inovação combinada com um benefício

5- Identificação e/ou criação da embalagem que atende a preposição.
6- Orientação e acompanhamento da proposição
Exemplos de embalagens que inovaram em sua categoria:
*Sal em embalagem de margarina, saiu do saquinho que não é tão bacana para ser guardado no armário, para uma embalagem que é super fácil de ser mantida na dispensa.
*Pipoca na embalagem de suco. Quem não ama essa ideia!? No saquinho, as vezes cai mais do que deve, fora o trabalho que dá para guardar o saquinho no armário, como no caso do sal.
*Absorventes em caixinhas que abre e fecha.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário