10/08/2010

Como entrevistar alguém para uma vaga de emprego?

Com a chegada do “mude de emprego” (mudedeemprego.com.br), com mais de 170.000 vagas, só não muda de emprego quem não quiser. E essa crescente oferta de vagas tem como consequência, entre outras coisas, o aumento em entrevistas de emprego.


Sim, a boa e velha entrevista de emprego resistiu as inovações tecnológicas e mantém-se no topo da lista das ferramentas de contratação de novos colaboradores. Mesmo com a especialização de empresas de headhunting, com o reconhecimento das áreas de RH nas empresas, com as indicações pipocando aos montes pelos twitters, linkedins e facebooks da vida e o desenvolvimento de diversas ferramentas de avaliação e análise de perfil, nada supera um Téte-a-Téte na hora de bater o martelo.

E é ai que a coisa pode desandar. O Departamento de RH pede ao gestor da área X (que está em processo de contratação) se ele pode entrevistar alguns candidatos pré-selecionados pois ninguém melhor que ele para saber qual perfil de colaborador se encaixa com o resto equipe ou não. Ele responde “tudo bem pode mandar o pessoal aqui na semana que vem.” E esquece completamente da entrevista.

Na semana seguinte os candidatos estão na antesala do gestor, quando ele chega e pergunta `a sua assistente quem são aquelas pessoas e dai lembra-se que devia ter visto os curriculos e analisado a descrição da vaga em questão.

- Tudo bem Regina, me dá 5 minutos e manda o primeiro entrar.

O gestor entra faz uma busca em suas coisas, uma busca na internet, pega papel e caneta, procura pelos curriculos (que ele tem certeza que deixou em algum lugar) respira fundo e vamo que vamo!

Algumas semanas depois ele desabafa com um colega da empresa sobre o péssimo trabalho que o RH fez ao indicar o Roberval para a vaga que ele precisava e que agora teria de fazer o processo todo novamente por causa disso.

Essa é uma história fictícia, mas que acontece cotidianamente nas empresas por pura falta de preparação, organização ou simplesmente saber o que fazer.

Se você foi encarregado de conduzir uma entrevista de emprego siga estas simples dicas e suas chances de encontrar um ótimo candidato serão maiores.

1. Descreva a vaga –

Isso mesmo, não adianta só botar o nome do cargo e achar que ele já diz tudo. Detalhe o que se faz nessa posição, de que maneira se faz, com quem se vai trabalhar diretamente, qual resultado se espera alcançar, quais áreas são diretamente ligadas a posição etc.

Essa descrição ajudará tanto o RH (ou o headhunter) a direcionar seus esforços na direção que você quer e precisa.

2.Visualize o candidato Ideal
– vá além das habilidades profissionais que você acha que ele deve ter. Pense em como ele é com a equipe, como ele age em relação a você. Isso o ajudará a identificar um possivel escolhido quando tiver um na sua frente. Afinal como você saberá que encontrou se nem sabe o que está procurando?

Tome muito cuidado com exageros ou idealizações extremas como essa aqui – Só isso?

3. Leia todo o curriculo
e também a carta (ou email) de apresentação de cada candidato, do começo ao fim, de trás pra frente, procure por questões que você queira esclarecer durante a entrevista como uma dispensa precoce em alguma empresa ou uma ou outra função não muito clara pra você.

4. Faça uma lista de perguntas específica para a vaga.
Para isso que serviram as dicas 1 e 2. Pense: O que você precisa saber sobre o candidato para preencher esta vaga?

5. Faça perguntas abertas –
perguntas abertas são aquelas que exigem uma elaboração da resposta por parte do candidato e não apenas um simples sim ou não.
Por exemplo: Você pergunta para o candidato
- Você trabalha bem em equipe? (qual você acha que será a resposta de todo e qualquer candidato? Sim!!!!!)
Agora se você faz a mesma pergunta mas de forma aberta…
- Como o trabalho em equipe contribui na execução do seu trabalho?
- Como você é trabalhando em equipe e qual seria um exemplo disso?
- Como você agiria numa situação X?
Esta útlima pergunta nos leva a próxima dica que é…

6.Faça de conta
Apresente cenários hipotéticos e pergunte as soluções para situações que ocorrem no dia a dia da vaga pretendida.
- O que você faria se…
- Como você solucionaria o seguinte problema? Um fornecedor…
Dessa forma você tem a oportunidade de checar o candidato na tomada de decisão e solução de problemas.

7. Esclareça os pontos obscuros do curriculo dele como descrição de função ou mobilidade extrema

8. Entrevista é uma via de mão dupla
Ao mesmo tempo em que você entrevista seu candidato ele também está de certa forma entrevistando a pretensa empresa em que trabalhará (ou não).
De que maneira você vai vender o peixe de sua empresa? (sim é sua função fazer isso também)

9. Deixe bem claro quais serão os próximos passos após encerrada a entrevista.
Agradeça a participação da pessoa no processo e diga ou escreva o que ela deve esperar. Em quantos dias a resposta virá, se ela precisa dar retorno ou não, se existem outras etapas no processo, enfim tudo aquilo que deixará a pessoa mais sossegada e sem te azucrinar enviando emails para saber se o emprego é dela ou não.
A maior reclamação de candidatos (eles tem até fórum na internet para discutir processos de seleção mal feitos) é sobre a falta de informações após as entrevistas. Não entre para essa lista negra, ela pode custar caro para você e sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário