10/10/2010

Lado Direito ou Lado Esquerdo?

Olhe essa imagem. Em qual sentido você a vê girando? O site de onde a retirei, diz que se você a vê girando no sentido horário, é porque usa mais o lado direito do cérebro. Se vê no sentido anti-horário, é porque usa mais o lado esquerdo do cérebro. Eu vejo girando nos dois sentidos… normalmente o sentido fica anti-horário quando mexo o mouse com a mão direita ou agora que estou digitando o texto…

Sou canhota, e uso o mouse com a mão direita porque sou a única canhota da família e por já estar habituada a isso. Não sei se a questão da mudança do sentido de giro da imagem tem mesmo algo a ver com uso dos lados do cérebro, mas vi algumas pessoas comentando que só conseguem ver ela girando num sentido, horário ou anti-horário, por isso achei interessante colocar aqui, como curiosidade.

http://www.news.com.au/heraldsun/story/0,21985,22556281-661,00.html

“Os cientistas descobriram que temos um lado do cérebro – o esquerdo – que se especializa em raciocínio lógico, linear e analítico, relacionado com a análise objetiva, desapaixonada, calculista. O lado direito, por sua vez, é a parte do cérebro que permite o raciocínio não-linear, holístico, espontâneo e intuitivo, relacionado com a análise emocional, subjetiva, mística e romântica. Os dois lados do cérebro trabalham em harmonia, equilibrando nossas decisões, mas por razões que os especialistas não entendem ainda, alguns indivíduos desenvolvem capacidade de raciocinar mais com um lado do cérebro do que com o outro. E a diferença é grande: pessoas com o lado esquerdo dominante resolvem problemas com base em fatos, analiticamente, privilegiando palavras, números e ocorrências apresentadas em seqüência lógica; pessoas com o lado direito dominante procuram por insights, imagens, conceitos, padrões, sons e movimentos, que sintetizam em uma solução intuitiva.”

“Pessoas que usam mais o lado esquerdo do cérebro são excelentes avaliadores dos fatos, mas no seu extremo podem se tornar cínicos e descrentes. Também são práticos e podem se tornar gerentes competentes, mas correm o risco de radicalizar e se tornarem extremamente detalhistas.

Pessoas que usam mais o lado direito do cérebro são comunicativos e habilidosos no trato com gente, mas no seu extremo podem ser muito emotivos, sujeitos até mesmo a impulsos irracionais. Também são criativos e imaginosos, mas correm o risco de desconectarem da realidade e viverem em um mundo de fantasia.

Mas existem quatro estilos de raciocínio. É a combinação do lado esquerdo ou direito com o lado superior (cerebral) ou límbico (inferior) do cérebro.

Analítico (cerebral esquerdo)
Os pensadores analíticos são aqueles que concluem que a observação lógica é a única forma de determinar a realidade, ou seja, a verdade não pode ser determinada até que os fatos a provem. Os que pensam assim baseiam-se em processos muito críticos e rigorosos de raciocínio, procurando a relação de causa e efeito para qualquer coisa. Exemplos de profissões: médicos e advogados.

Controlado (límbico esquerdo)
Os pensadores controlados são aqueles que fazem uma coisa de cada vez, num processo seqüencial. São planejados e organizados, e normalmente muito eficientes e confiáveis nas suas atividades diárias. Gostam de ter tarefas específicas e claras para executar. Normalmente não confiam nas emoções ou na intuição para tomar decisão. Profissões: programador de computador, secretárias, policiais.

Sensível (direito límbico)
São aqueles que prestam atenção às emoções, ao sentimento e ao espírito. São indivíduos empáticos, caridosos, comunicativos. Num processo de tomada de decisões são aqueles que interagem com as pessoas, expondo o problema e estimulando o surgimento de soluções. Profissões: psicólogo, professor.

Intuitivo (direito cerebral)
São aqueles caracterizados pela criatividade. Conseguem sintetizar informações dispersas e formar um quadro completo de situações, mas não conseguem comprovar suas idéias com base em fatos. Esses profissionais trabalham normalmente com um esquema próprio de trabalho e têm dificuldades de se adaptar com horários regulares. Profissões: artistas, escritores, web designers.

Estilo de raciocínio e carreira estão intimamente ligados. E o desempenho no trabalho depende da postura mental que você adotar. Pensar de maneira correta, gostar do trabalho que desempenha e ser produtivo é uma combinação de sucesso. Vamos ver a seguir sugestões dos autores do livro ” Sua Carreira – escolhas e mudanças” (David Borchard, John J. Kelly, Nancy-Pat Weaver) para ajudar você a treinar seu raciocínio.

Para ser analítico
- Seja totalmente objetivo
- São os fatos que importam
- Decida e resolva problemas usando a lógica
- Questione sempre suas premissas e suas conclusões
- Faça o papel de advogado do diabo
- Seja exato e preciso na sua comunicação
- Trate os outros com justiça

Para ser controlado
- Mantenha uma agenda de compromissos
- Chegue a conclusões ordenadamente e passo a passo
- Priorize tarefas e faça a mais importante primeiro
- Mantenha uma lista diária de tarefas e siga-a
- Seja organizado, pontual e confiável
- Aprenda a gostar de procedimentos, regras e normas

Para ser intuitivo
- Leia sempre, para estimular as idéias
- Faça associações originais de idéias
- Confie nos seus instintos e palpites
- Trabalhe muito quando estiver inspirado – depois relaxe
- Use sempre imagens mentais; fantasie, sonhe
- Estimule a criatividade com jogos, danças e música

Para ser sensível
- Reconheça seus sentimentos e confie neles
- Entenda as pessoas a partir dos seus próprios sentimentos
- Apoie sempre os outros
- Ouça música que leve ao bom humor e à harmonia
- Decida com o coração e com a alma
- Expresse os sentimentos com intensidade”

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/palavra/jbotelho/ge260901.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário