11/25/2010

A IMPORTÂNCIA DO TIMESHEET PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS

Primeiramente, para quem não sabe, timesheet pode ser definido como uma folha de horas que resume todo o trabalho executado por um funcionário.

Por exemplo: O funcionário Alberto, gastou 68 minutos selecionando dados para uma apresentação para o cliente Águas de Lindóia LTDA, no dia 24/11, iniciando as tarefas às 10:30.

AZUL -> Quem fez o trabalho.

VERDE -> Quanto tempo ele demorou para executar esta tarefa.

ROSA -> Qual tarefa ele fez.

VIOLETA-> Para qual cliente ele executou está tarefa.

VERMELHO -> O dia ele fez a tarefa.

OURO -> Que horas ele iniciou a tarefa.

Organize estas cores em colunas no Excel e seu timesheet (básico) estará pronto.

O grande intuito do timesheet é o acompanhamento do tempo utilizado para cada cliente da sua empresa.

Estas anotações mostrarão claramente o tempo que o funcionário emprega nas tarefas internas e externas e quanto tempo está sendo empregado para cada serviço e/ou cliente. Ao final de cada mês, a sua empresa de serviços pode preparar relatórios para enviar aos clientes, especificando o total de horas empregadas em prol dele (cliente). Isso mostra organização e transparência no trabalho da sua empresa prestadora de serviço.

As empresas de serviços que utilizam a técnica do timesheet conseguem, entre outras vantagens, gerir com mais precisão o volume de trabalho de cada profissional, podendo, por exemplo, assessorar as tarefas mais complexas ou mesmo remanejar tarefas excedentes. Assim será possível aperfeiçoar o expediente de trabalho, tornando-o mais produtivo

Naturalmente que, os funcionários que não entendem de técnicas de MKT, poderão se sentir incomodados em ter de anotar todas as tarefas que executam. Alguns também poderão imaginar que o chefe fez isso apenas para fiscalizá-los. É importante explicar aos funcionários que o único intuito do timesheet, como já dito anteriormente, é identificar quanto tempo de trabalho é empregado para cada cliente da empresa.

Todavia, é extremamente necessário que o profissional esteja comprometido com a sua utilização, principalmente na fase de implantação. Com o tempo, incluir informações no timesheet se tornará parte da rotina diária de cada um a ponto de se tornar natural.

Para os funcionários, cabe o argumento de que utilizando o timesheet, este organizará melhor o seu dia-a-dia, observando o histórico de tarefas similares já executadas e poderá melhorar o seu desempenho.

Para concluir, podemos observar, através dos tópicos abordados neste artigo, que o timesheet é importante tanto para os funcionários, quanto para as empresas.

Utilize está técnica na sua empresa e veja como o fluxo de trabalho renderá de forma mais eficaz.

Fonte: Flávio Leal ( Blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário