12/03/2010

DIÁRIO DE UMA EMPREENDEDORA


DIRECIONE A SUA INFORMAÇÃO NO FOCO CERTO

Informática, palavrinha que de "novo" não tem nada, no sentido de ser uma ciência praticamente obrigatória a todos. Não vou falar da história da informática, o que desejo relatar a vocês, é uma experiência que tive na área. Bem, dava aulas sobre um dos programas do Pacote do Office: Power Point, Word e Excel. Esse trabalho era feito em uma Ong, constituída por um público estritamente feminino, as meninas tinham uma faixa etária classificada como jovem, eram cursos profissionalizantes e faziam o possível para inserir, cada uma delas no mercado. Tinha que "rebolar" bastante, para poder prender a atenção delas em sala de aula e muito mais, para mostrar a real importância do que estava ensinando, para ser aplicado em cada área profissional, escolhida por ambas.
Nem queira imaginar o trabalho!
Nas aulas de Power Point, era construído todo um plano de apresentação no papel, só depois iam para o computador, colocar em prática as ideias formatadas, com base em requisitos essenciais.
Tais quais: Quem é o seu target? ; Onde acontecerá essa apresentação? ( O local é aberto, fechado, dia ou noite ); Qual é o foco da apresentação?; A duração; Como posso dinamizar o conteúdo, a fim de deixá-lo mais leve para o público?; Como posso ser criativo em minha apresentação?; Sempre balancear conteúdo com imagem, gráficos, entre outros recursos visuais, para reter a atenção dos que assistem a palestra; Pouco conteúdo, apenas tópicos e material essencial para visualização de todos.
Sempre soube da grande importância de uma mega apresentação, todo mundo faz da mesma forma, ou melhor, a maioria. Quem nunca participou de palestras, cursos, MBA's e etc cujo o material de apresentação é praticamente a mesma coisa?
Você fica alí querendo algo novo, um slide que tire você daquela mesmice, que saia da Era do dinossauro e te leve a Era da Interatividade.
Enfim, quem viu essa deficiência do mercado com olhos de Empreendedor, se deu super bem!
Como foi o caso desses três amigos que investiram no negócio das Apresentações de Power Point.
Sua agência de criação, design e planejamento, se abriu a essa vertente e hoje são super bem sucedidos.
Uma das principais características de um bom empreendedor é observar as carências do mercado e focar nelas, tem muita gente achando que é mais fácil copiar, e fica todo mundo querendo o mesmo lugar ao sol, quando na verdade, o sol nasceu para todos, mas cada um em seu lugar. Procure o "trevo", ele é aparentemente difícil de achar, todavia, te oferece sorte!

Mais sobre o Diário de uma Empreendedora aqui.
Rebeca Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário