1/05/2011

HISTÓRIA DA SIRENE DA STARBUCKS

A Starbucks é uma empresa conhecida mundialmente, case de sucesso para muitas organizações, sua logo não poderia ficar de fora do mérito. Só em olharmos para essa imagem que parece com uma sereia, já lembramos da cafeteria cujo café já deixou de ser seu único tipo de produto faz tempo. Ao chegar em seus 40 anos, a Starbucks resolveu aparecer de cara nova!!
Foram retirados os nomes que existiam na circunferência, dando ênfase apenas a sirene.



A Sirene tomou conta do espaço e ganhou mais destaque. Todavia, nem sempre foi assim...Vamos fazer a retrospectiva?


Essa foi a imagem inspiradora, Terry [Heckler] foram atrás de livros sobre figuras marinhas antigas, até que encontraram a que está apresentada acima. Uma gravura do século XVI, sereia de duas caudas, ou melhor, uma sirene. Como bem conhecemos o conto da sereia e seu poder de encantamento, depois de um certo tempo, veio a descoberta da capacidade "sedutora da sirene " voltada para o café em si.


Depois da inspiração surgiu essa imagem com uma tonalidade mais puxada para o marrom.

Em 1987 depois de uma fusão, a Sirene se tornou mais contemporânea e houve mudança na cor, partindo dessa vez para o verde. Em 1992 ela sofreu mais mudanças, teve uma leve cortada na sua imagem, onde ficou de fora seu umbigo e parte da sua calda.

O marrom na Sirene reapareceu por um breve período quando a marca comemorou seus 35 anos e depois em 2008. Essa imagem deu o que falar em San Diego, onde sofreu um boicote por alguns criticarem falando que a imagem tinha uma "mulher nua com as pernas como de uma prostituta".

ESSA LOGO JÁ DEU O QUE FALAR NÃO?

Agora pergunto a vocês: O que acharam da nova cara da Starbucks? Está bem representada?


Rebeca Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário