1/31/2011

INTRAEMPREENDEDORISMO


Que a concorrência entre as empresas é gigante, que o diferencial faz toda diferença, que o "encantamento" sobre os clientes é fundamental... tudo isso já cansamos de saber!!

Agora, o que fazer em meio a toda essa turbulência "mercadológica"? Este é o grande problema!

Para garantir um atendimento diferenciado, a primeira necessidade a ser suprida, é a carência de profissionais capacitados no querer e no efetuar. Infelizmente, vivemos em uma era onde a existência de pessoas a concorrerem vagas de emprego é de 1.000 para 1 vaga ( exagerei um pouco para o todo, mas garanto que para uma parte, isso é 100% verdade ). Contudo, nem todos estão dispostos a vestir a camisa da empresa e "oferecer seu sangue" como "gratidão" pela vaga alcançada. E é exatamente isso que as empresas precisam e desejam para oferecer o "algo a mais" necessário, para suprir essa imensidão de novas marcas que vêm surgindo e crescendo de forma exponencial.

Como para toda regra existe exceção... A presença de profissionais que fazem de tudo para oferecer seu melhor desempenho para a organização, é uma verdade, mesmo sendo minoria, não podemos extinguir esse perfil de funcionário.
O nome dele é Intraempreendedor, é um empreendedor dentro de uma empresa que não é a dele, mas o mesmo age como se fosse. Dentre alguns dos seus traços, podemos dizer que se destaca pelo: dinamismo, criatividade, auto-motivação, muita energia, visão de futuro, ótima articulação, persistência, inteligência e muito mais adjetivos!

Para muitos, esse tipo de pessoa incluído em seu quadro de funcionários seria o fim de qualquer problema de caráter interno em uma organização, me permitam informar uma possível decepção a vocês, os problemas não acabariam! Para uma empresa ter êxito com esse tipo de profissional, é necessário entender a sua maneira de conduzir as práticas diárias a fim de efetuar suas obrigações. Muitos deles, apesar de tanta qualidade, possuem características não tão fáceis de lidar por muitos líderes, tais quais: rebeldia, excesso de confiança, falta de inibição para expor "feridas" que muitos querem esconder na organização, entre outras.

O intraempreendedor para obter o seu maior nível de prestação de serviços dentro de uma organização, precisa ser liderado por outro empreendedor, a fim de ser compreendido e interpretado da forma correta. Então, ter o melhor nem sempre é problema da ausência e sim, da capacidade de enxergar a melhor forma de se trabalhar com o que possui.

Quanto organização também é necessária a preparação para receber o "melhor" e não apenas desejá-lo!

Rebeca Baros

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