1/28/2011

PROCESSO EMPREENDEDOR


O caminho traçado pelo empreendedor não é tão fácil como a maioria das pessoas imaginam. Mas é uma ótima saída para aqueles que possuem um espírito voltado para o empreendedorismo, acredito que o fator decisivo para traçar esse rumo é de caráter pessoal, está de forma intrínseca. Correr riscos e arregaçar as mangas para tomar a frente de tudo ,em relação ao negócio, não é para qualquer um.

Contudo, existem outros fatores que influenciam um indivíduo a tornar-se empreendedor, são eles: pessoais ( como já foi citado ), ambientais e sociais. Depois da decisão de ser um empreendedor de fato, existe uma sequência para a efetivação desse processo, dada por quatro fases:

* Identificar e avaliar a oportunidade; (1) * Desenvolver o plano de negócios; (2) * Determinar e captar recursos necessários; (3) * Gerir a empresa criada. (4)

Falaremos um pouco sobre cada uma delas:

1- Identificar a oportunidade e analisar sua potencialidade no que se refere a itens como: necessidades de mercado, potencial da concorrência e de mercado e ciclo de vida do produto.
É de suma importância o empreendedor testar a sua ideia ou conceito de negócio junto de potenciais clientes, faz-se uma pesquisa com os mesmos e prospecta informações que lhe forneça a aceitação do mercado e dimensão do mesmo, a fim de perceber se está em crescimento, estável ou estagnado. Uma análise SWOT também é fundamental, dessa forma poderá ser percebido de forma mais clara quem é a concorrência e quais são os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.


2- O Plano de Negócios é uma parte bem importante do processo empreendedor. Sem um bom planejamento ninguém vai muito longe. Tendo um bom planejamento a chance para obter sucesso é muito maior. É imprescendível que o empreendedor saiba planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento.
3- Utilizar a sua capacidade de planejamento e habilidade de negociação para relacionar no mercado, junto as melhores alternativas de financiamento para seu próprio negócio, será a melhor forma para uma relação de custo benefício com êxito.

4- Há quem pense que gerir a empresa pode parecer a parte mais fácil do processo empreendedor, pois já foi identificada a oportunidade, desenvolvido o plano de negócios e relacionada a fonte de finaciamento. No entanto, a gestão de uma empresa não é tão simples quanto parece. Por isso, o empreendedor deverá reconhecer suas limitações, recrutar uma excelente equipe de trabalho para o ajudar na gestão da empresa, a fim de minimizar problemas e maximizar os lucros.

O empreendedor pode ser considerado facilmente com grande semelhança ao atleta, exige uma grande disciplina, técnicas, estudo, prática e muita força de vontade para ultrapassar todos os obstáculos e sempre desejar alcançar a linha de chegada!


Boa sorte a todos os leitores empreendedores!! Corram atrás dos seus sonhos, tracem metas e calcem seus "tênis" e só parem na linha de chegada!
Boa corrida!

Rebeca Barros

Um comentário:

  1. Anônimo14:11

    Bonito blogue, digamos que não estou de acordo com umas coisas que aqui disseste mas no geral uma boa argumentação!

    ResponderExcluir