4/18/2011

DESIGN THINKING

O maravilhoso de trabalhar em equipe é ouvir as ideias de todos, é super incrível, perceber que sempre existe alguém para solucionar o problema. Pensamos de diversas formas, cada mente, um poço de criatividade! E poder aproveitar todo o capital humano, é super enriquecedor. Nesse fim de semana que passou, provei dessa realidade, participei de um trabalho em equipe (super equipe, por sinal) e percebi o rendimento altíssimo que alcançamos, com o coletivo pensando e pondo em prática as melhores soluções. Existe um método que desenvolve seu trabalho, a partir desse pensamento, “Design Thinking”, já ouviram falar?

O que significa pensar como designer?

É resolver um problema ou questão de forma criativa.


Etapas do Processo:

1- Definir o problema ou questão que deseja trabalhar. Pode ser o lançamento de um produto/serviço, melhoria no atendimento, "up" no layout do estabelecimento, enfim, qualquer oportunidade de inovação.

2- Recolher informações do passado a cerca do assunto em questão, prospectar novas informações com o consumidor final, realizar reuniões com grupos focais, levar em consideração também - a opinião dos líderes. Por fim, realizar um brainstorming, com pessoas de diversas áreas da empresa. Não limitar as respostas com filtros ou julgamentos, deixar a liberdade de pensamentos e criatividade brotar de maneira instantânea, sem nenhum bloqueio.

3- A partir dessas informações, desenvolve-se o produto ou serviço, testam as ideias e protótipos, verificando a melhor resposta para a questão inicialmente proposta.

4- Agora é a hora do planejamento e implementação da solução inovadora.

Coloque em prática esse método em sua empresa e verifique seus benefícios!

Mãos à obra? Vamos lá!

A chave do sucesso é a valorização e prática do coletivo nas decisões.

Rebeca Barros

Um comentário:

  1. Olá, muito interesasnte seu post, mas o design thinking é uma metodologia. E tem estágios a serem seguídos, para gerar respostas inovadoras.

    O criador do método é o "Tim Brown" da "Ideo". Vale a pena dar uma "googlada".

    Também tenho um post no assunto, segue o link.

    http://www.biinternational.com.br/aluno/pauloantello/2011/05/01/o-design-thinking/

    Parabéns pelo Blog.

    Paulinho Antello

    ResponderExcluir