9/20/2011

FAZENDO O NÚMERO DOIS

O que vocês estavam imaginando sobre o título do post?
A comunicação tem seus mistérios e nem sempre todos entendem o que queremos que seja entendido.

Cada um de nós interpretamos o que enxergamos e ouvimos, conforme a nossa concepção. Então, como se comunicar com diversas pessoas, chegando em um denominador comum? Muito simples! Temos um processo para a comunicação. Inclusive, desenhei especialmente para você!


Careca de saber, nós já estamos. Temos esse processo bem decoradinho em nossa mente. Contudo, a prática ainda é quase inexistente.

Por isso, darei alguns passos para a comunicação eficaz:

1- Não existe comunicação sem diálogo. Falar e ouvir é super necessário.

2- Depois de falar, ouça. Perceba sempre se de fato, a outra pessoa entendeu o que você falou. Não fale por ela. Deixe o emissor relatar a mensagem que recebeu.

3- Saiba abrir espaço para a divergência. Algumas críticas podem ser totalmente construtivas. Somar nunca será subtrair. A matemática é clara.

4- Se você deseja abordar muitos assuntos, em uma só conversa, escreva uma pauta para se guiar e não deixar passar a oportunidade de falar tudo que tem para ser dito.

5- Paciência - Nem todos possuem o mesmo ritmo cognitivo. Saiba que se o receptor não está entendendo, a culpa é do emissor. Pense em diversas estratégias para "encaminhar seus pensamentos"para uma outra pessoa.

6- Por fim, pense e escolha o melhor canal para transmitir sua mensagem. O meio escolhido, fará toda diferença. Muitas palavras, nem sempre é a melhor opção. Cada caso será sempre um caso. Estude cada situação e suas possibilidades.

Pronto, agora é só se comunicar.

Rebeca Barros

Ps: Deu para perceber que para o desenho - o talento é o número zero. #vergonhaalheia

Um comentário: