10/03/2011

LIÇÕES COM UMA CRIANÇA CARA DE PAU

A vida tem suas surpresas, não é verdade? Na semana passada, voltando da Bienal, dei uma passadinha com as amigas lá na Sé. O desejo de comer uma tapioca ou acarajé estava falando alto. Em uma conversa com uma amiga sobre empreendedorismo, negócios e afins, fomos interrompidas por uma pessoinha para lá de especial.
Primeiro, sentou do nosso lado (com uma cara de pau que só criança tem), depois, perguntou nossos nomes, endereços, o que estávamos pensando em comer, quantas pessoas iriam chegar e por aí foi. De repente, pergunta se a gente gosta de bombom, e se gostaria de comprar algum, porque ela tinha para vender. Na verdade, gosto muito de doces, mas naquele momento era a última coisa que pensava em consumir. Mas toda jogada de cintura daquela pessoinha me tirou do foco e pedi para que trouxesse as balas. Acabei comprando todas as balas que ela tinha (um grande número - 6 unidades). Assim que entreguei as moedas (depois de negociar o preço - claro!), a criança disse que ia comprar salgadinho e já voltava. Na altura do campeonato, você percebeu que as balas ela deve ter ganhado e já estava fazendo dinheiro para matar seu anseio por salgadinhos. Achando pouco, nos convenceu de comprarmos tapioca, acarajé e refrigerante na barraquinha da sua mãe. Ela prometia: fazer o pedido, trazer o que foi solicitado e ainda receber o pagamento - sem darmos um só passo. O sentimento de exploração infantil (foi deixado de lado), só em pensar no interesse e na sua força de vontade - não tinha como não querer estimular. Por fim, não pude deixar este momento passar e registrei essa figura especial, que me deu grandes lições de empreendedorismo.

Image and video hosting by TinyPic

Lições:

- Não ficar parado. Ter coragem para enfrentar o medo, a vergonha e tantos outros sentimentos que nos paralisam - é fundamental.

- Ter foco. Se você deseja comer "salgadinhos" venda o que tem, mesmo que seja apenas 6 balinhas.

- Pergunte sempre. Através das perguntas e questionamentos (ao cliente) você poderá obter informações preciosas.

- Sirva. A excelência do empreendedor está no saber servir.

- E por último, sorria!! Esteja sempre aberto ao novo e pose para as fotos. Cada dia é único, e com ele sempre vem muitas oportunidades. Registre e comemore tudo!

PS: O nome dessa grande empreendedora é Dryelli e o nome da barraca da sua mãe é: Barraca da Bia. Com certeza vale a pena procurar pela tapioca e acarajé delas. E como disse a Dryelli: A nossa barraca é uma das melhores do mundo!!


Rebeca Barros

Um comentário: