2/07/2012

SER OU NÃO SER CRIATIVO

Ser criativo é uma luta! Em meu trabalho tenho que ser criativa (ou tentar ser) durante todos os dias da semana (incluindo sábado e domingo, sem perdão). Por isto, tenho algumas técnicas de sobrevivência cognitiva para tal. Este post foi para o Plugcitários, passem por lá também.


O que me chama atenção nas redes sociais é a criatividade das pessoas. Não basta apenas estar inseridos nas redes, sobretudo, você deve fazer valer a sua estadia nessas plataformas. E para não ser mais um na multidão, você tem que se virar nos 30 e mostrar que é relevante naquele espaço onde milhões de pessoas estão se expondo o tempo todo. Abrir uma conta no Facebook, Twitter e etc é muito fácil. Por sinal, se você tiver dificuldade, o que não falta é auxílio no Google para te dar uma força. Porém, a tal da criatividade não se vende, nem se compartilha a cada esquina. É muito engraçado como precisamos da criatividade em diversas áreas da nossa vida, em contrapartida, nunca aprendemos isto em nossa caminhada acadêmica. Sei que em apenas um post, não tenho como tranformar ninguém em um poço de criatividade, contudo, decidi juntar algumas dicas (servem muito para mim) que talvez possam te ajudar.

1. Leia muito sobre diversos assuntos, até aqueles que não são muito do seu interesse. Com certeza saíremos do nosso “mundo” e conheceremos novos lugares.

2. Ande sempre com papel e caneta. Gente, as melhores ideias surgem e desaparecem (para nunca mais voltar) em milésimos de segundos. Se você não anotar na hora, já era.

3. Procure separar um momento para ir até aquele local que você se sente cheio, completo, aberto para criar, pensar e imaginar. Pode ser uma praça arborizada, praia, parque, shopping, vai saber onde você sinta isso tudo, não é verdade?

4. Mude um pouco a sua rotina. Se você anda de carro, tente pegar ônibus. Mude o caminho do trajeto que você costuma realizar diariamente.

5. Pare. Às vezes é bom parar sem infuência alguma. É imprescendível ter um momento para ouvir a nossa voz, sem interferência de uma outra pessoa ou qualquer meio de comunicação. Apenas você e você, podendo ser acompanhado -- apenas -- por papel, caneta, um cafezinho e um bolinho. Delícia!

6. Sonhe. Tem gente que não consegue ser criativo porque não consegue sonhar, percebe impossiblidade em tudo. Não podemos ser utópicos, todavia precisamos acreditar em ideias mirabolantes sim.

7. Assumir riscos. Quem nunca assume riscos, não sai do lugar, a conformidade entra em seu ser e faz morada. Não sou a favor dos riscos que não são bem pensados, deve-se ter uma estratégia bem elaborada para encarar situações desconhecidas. Só não podemos cruzar os braços e sentir medo do novo.

8. Vá ao teatro.

9. Dance! A dança libera o nosso corpo e mente. A dança nos ajuda a perder um pouco da timidez, através dela mostramos um pouco do que somos e podemos pagar bons micos. Afinal de contas, se você for como eu, terá probleminhas em acompanhar o ritmo da maioria das pessoas. O melhor, é saber que sempre tem alguém pior do que a gente, não é verdade?

10. Cinema, amo de paixão! Quando assisto um filme com bem muita atenção, buscando novas informações, novas ideias… Sempre é muito proveitoso.

11. Cinema sozinho(a)! Fala sério! Pense em uma experiência maravilhosa! Quando fui pela primeira vez (ano passado), me senti uma vencedora. Para quem nunca fez e tem um super bloquei, acredite, você terá uma nova visão de mundo. Exagerada não! kkkkkkkkkk Mas é sério!

12. Faça cursos.

13. Visite uma biblioteca.

14. Museu também é sempre uma boa opção.

15. Por último (teria muitos outros pontos, mas você ficaria cansado de ler e deixaria de ser criativo), se permita! Você é capaz de criar novas ideias. Persevere no que você acredita e saia do papel. Nenhuma ideia que fica “forevermente” no papel é real. Para ela existir, tem que acontecer. Seja para dar errado, bem como para ser sucesso.

Agora, aproveita e vai ser criativo, não perca tempo!

Sim, dá uma olhada no vídeo abaixo, a criatividade é linda demais!

2 comentários:

  1. Legal o seu blogue.Gostei.Tá muito bonito.Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Rebeca Barros07:19

    Obrigada! Que ótimo que você gostou. Continue acompanhando. :D

    ResponderExcluir