3/19/2012

DIÁRIO DE UMA DANÇARINA - PARTE I




















Estou vivendo algo novo em minha vida. Aos vinte e poucos anos (não precisa tanta exatidão nesta parte), decidi requebrar as cadeiras. Entrei na aula de dança contemporânea e tenho aprendido lições, dentro e fora da sala de aula (nosso palco).

Lições que você aprende na dança e leva para o balanço da vida
.

1. O que você sabe é muito pouco para o tanto que existe

Gente, nunca fui expert na dança, longe disso, mas, não imaginava que ia ser tão difícil e que de fato não sabia de nada mesmo.
O legal, é que em nossa vida pessoal e profissional, seguimos a mesma cartilha. Sabemos sempre muito pouco, por mais que tenhamos conhecimento acerca de um assunto, nunca é o bastante para dizermos que já sabemos de tudo. O sábio é aquele que reconhece que pouco sabe, pois desta forma, sempre buscará mais conhecimento e nunca ficará parado no tempo se achando o tampa.

2. O corpo fala

Sim, todos nós sabemos de tal afirmação. Mas, na prática usamos muito pouco a comunicação do nosso corpo de forma racional. O sentimos pouco e o respeitamos menos ainda. Que ferramenta maravilhosa possuímos e não sabemos explorar. Não nos custa nada e nem precisamos de permissão, é nosso! Está ali, a qualquer momento ou lugar.

3. Existe um mundo ao nosso redor

Quantas vezes olhamos para as pessoas que estão ao nosso redor? Sentadas ao nosso lado no ônibus, em pé no elevador, ou apenas passando em alguma calçada na correria diária? Confesso que às vezes, nem lembro o caminho que fiz de carro. Ando tão no piloto automático, que tenho perdido muitas coisas, muita beleza, possíveis relacionamentos, lugares, vida! Precisamos de sensibilidade para ouvir os sons que andam conosco e enxergar as pessoas que caminham ao nosso lado (sendo conhecidas ou não).

4. Matar a vergonha e fazer viver a coragem

Não sou um poço de timidez, todavia, não sou uma sem vergonnha. O nosso maior inimigo é a covardia, é deixar a vergonha nos consumir. Perdemos oportunidades excelentes de nos colocarmos em diversas situações. Matamos a chance de sermos quem verdadeiramente queremos ser. Com certeza, matar a vergonha é preciso para que a coragem viva.

5. Sorria

O sorriso faz toda diferença. Além de dar formosura ao rosto, ele liberta a alma, quebra a prisão do meu eu só meu. O sorriso abre espaço para o próximo chegar perto, se sentir perto e querer estar perto. Ele nos alegra e contagia quem está ao nosso redor. Faz da parte um todo, tudo junto, em um só.

Tenho aprendido muitas outras lições, e o melhor, não tenho sentido meu corpo tão duro, ele anda ficando mais molinho, mais aberto para o novo e ando me percebendo mais. Na correria da vida, esquecemos que o bonito da dança é o presente. A sensação, as dores, os sorrisos, os sons, os desejos... Tudo, do agora. Que vivamos mais o hoje, respeitando é claro, o nosso futuro e recordando (quando necessário) do passado. Na dança da vida, todos nós temos que bailar, querendo ou não. Só nos resta escolher, se queremos criar os passos, ou apenas copiar o que nos ensinam. 

E para dar um ritmo bom ao nosso dia, vai um som que me faz dançar facin facin. 



3 comentários:

  1. Anônimo21:58

    Ai que legal!! Amei o Blog!!!
    E amei o DIÁRIO DE UMA DANÇARINA!!!!
    Sempre tive vontade de fazer aulas de dança, quem sabe lendo aqui suas aventuras eu me empolgue de vez e arrume a coragem que me falta hihihihihi

    Lembrei de um programa que eu gosto de assistir, So You Think You Can Dance, você conhece?
    http://www.youtube.com/watch?v=wBkpp3Jh7e0
    Tem várias coreografias lindas!

    Bjoquinhas, Tammy

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:37

    Parabens!!!!!

    Deus te abencoe!

    ResponderExcluir
  3. Rebeca Barros20:55

    Obrigada pessoal! Que máximo que vcs gostaram!
    E Tammy, cria coragem que é bom!
    Xeru grande.

    ResponderExcluir