3/12/2012

STORYTELLING


Storytelling é um conceito relativamente novo, pelo menos para o mundo corporativo. A arte de contar histórias sempre existiu, o homem sempre teve esta necessidade. E como toda história deve ter a sua "moral", com relação as organizações não é diferente. Para trazer esta técnica para o mundo corporativo, é essencial estabelecer um objetivo central. A mensagem que você deseja passar deve ser transformadora. A mesma, deve causar alguma mudança na sociedade. A arte de criar história em si, não valerá muito se não for usada da maneira correta e não porporcionar interatividade com os envolvidos. Hoje temos a vantagem do acesso a diversas plataformas de comunicação. O grande desafio é manter todas conectadas para o mesmo propósito. Existem algumas empresas que podem ser tomadas como exemplo, a Coca-Cola é uma delas. Todos vivemos numa dúvida cruel, cada um que faça uma especulação sobre a fórmula "mágica" da composição dos ingredientes do refrigerante. Então, nada melhor do que transformar um problema em uma linda história (com direito a final feliz) para entreter a plateia. O que a marca faz? Utiliza o Storytelling para criar a Fábrica da Felicidade. A partir daí, diversas ações são elaboradas para criar conteúdo em cima deste tema. Veja algumas das ações realizadas pela empresa: 

*Máquina da Felicidade

Máquinas da bebida foram instaladas em diversos pontos, quando utilizadas, surpresas inesperadas apareciam. 


*Caminhão da Felicidade

Com o caminhão da felicidade o objetivo era o mesmo: levar diversão e surpreender os clientes. 


Uma ação que gostei bastante, foi realizada no período natalino. Milhares de filipinos deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades em outras partes do mundo. Na sua missão em levar a felicidade, a Coca-Cola resolveu fazer uma surpresa para as famílias de alguns trabalhadores: "Que tal levá-los para casa?"


E então? Vamos contar histórias?

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