4/08/2010

Os 10 Erros fatais do Líder

Sei que essas "regras" que estão aparecendo por aí, não são tão legais.
Regra da Prosperidade: 10 técnicas para enriquecer em uma semana.
Regra da Felicidade: 10 dicas para você se tornar FEliz hoje!!
Regra da Liderança: Com essas 10 dicas você poderá se tornar o melhor dos líderes.
Essas regras não são tão legais em sua maioria, estamos condicionados aos 10 tópicos em todas as áreas...mas, ao ler esses 10 erros fatais para o líder da Revista Harvard Business Reviewei , achei bem interessante ( meio controvérsio, não? Mas... para toda regra, existe a exceção )
Então confiram abaixo:

1. Não ter energia e entusiasmo: Vê toda iniciativa nova como um fardo,raramente oferece ajuda e tem medo de se sobrecarregar. Descrito como “alguém capaz de sugar toda a energia de um lugar”.
2. Aceitar seu próprio desempenho medíocre: Exagera a capacidade de atingir metas para ficar bem na foto ao cumprí-las. Seu lema é: “Prometa pouco e vá além do prometido”.
3. Não ter visão e rumos claros: Para esse líder, sua única função é executar. Uma pessoa que só consegue seguir um caminho bem determinado e fica confuso quando a linha se bifurca.
4. Não ter tirocínio(hahaha, palavra mística “capacidade de discernimento”): Toma decisões que, na opinião dos colegas e subordinados, não servem aos interesses da organização.
5. Não colaborar: Esse cara evita os pares, age isoladamente e encara outros líderes como rivais. O resultado é que acaba abandonado pelas pessoas das quais necessita de apoio.
6. Não fazer o que prega: Estabelece padrões de conduta ou expectativas de desempenho que ele mesmo não cumpre. Não tem integridade aos olhos dos outros.
7. Resistir a novas idéias: Rejeita sugestões de subordinados e colegas. Boas idéias não são implementadas fazendo com que projetos importantes para a organização permaneçam estagnados.
8. Não aprender com os erros: Não aproveita a falha para aprender a melhorar. Esconde o erro e fica remoendo por dentro.
9. Não ter traquejo pessoal:Peca tanto pela comissão( é rude e intimidador) quando pela omissão( é distante, inacessível e não gosta de elogiar).
10. Não preparar sucessores: Se concentra em si mesmo ao invés de preparar os subordinados, levando os indivíduos e equipes a perderem o interesse.
Você conhece algum líder assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário