10/05/2010

Entrevista: Revista Negócios Pe com o Gerente da GM no Nordeste

Orientado para resultados

Kleusner Lopes tem apenas 33 anos e gerencia há três a General Motors do Brasil no Nordeste, a região que mais cresceu em vendas de veículos no país de janeiro a maio deste ano, 24,5% (contra 14,6% da média nacional), tomando por base o mesmo período do ano em 2009. A regional Nordeste (que, apesar do nome, não inclui os Estados da Bahia, Maranhão, Alagoas e Sergipe) está sediada no Recife no JCPM Trade Center, onde conversamos sobre práticas de gestão e o mercado automobilístico.

REVISTA NEGÓCIOS PE Sua formação dentro da GM foi versátil?

KLEUSNER LOPES É verdade, desempenhei muitas atividades na companhia e por isso estou à vontade na liderança da regional. Já ocupei todas as funções que são de responsabilidade da equipe que comando. Essa vivência operacional dá rapidez e legitimidade às ações e decisões.

Foto:Ivaldo Reges

NPE Me dê um exemplo.

KLNo Feirão GM que aconteceu em maio no Shopping Recife, eu estava à vontade para interferir nos detalhes do evento. Do timming do locutor, passando pela estratégia de fluxo das pessoas, música usada e volume do som, leiaute do espaço, quantidade e perfil dos vendedores presentes, sino para comemorar vendas, cadeiras disponíveis e iluminação adequada, até a licença pública para funcionar, tudo teve a minha orientação. Já passei por outros feirões e isso confere autoridade para opinar sobre como as coisas devem ser executadas.

NPE São 42 concessionários da regional. Quarenta e duas cabeças...

KL Cada concessionário precisa ser entendido de forma diferenciada. É preciso considerar a natureza e os valores de cada um. Entender o que cada um espera da GM como apoio para aí individualizar a relação. Se você gosta de se relacionar com pessoas, vira uma família, aprendemos a conviver com os defeitos e virtudes de cada um.

NPE Como motivar pessoas?

KL É preciso ter o entendimento das motivações individuais de cada um para integrá-los ao objetivo comum. Como montei o time da regional, trouxe para cá colegas que havia observado em outros escritórios da empresa no país e também apoiei o encaminhamento de vários para outros escritórios. Um pressuposto importante para liderar pessoas é saber o que na opinião delas é estar feliz. Quando se consegue integrar o desejo do funcionário com as necessidades da empresa, esse é o melhor dos mundos.

NPE Que ferramentas você utiliza para avaliar sua equipe?

KL Trabalho com avaliações de desempenho anuais, revisadas semestralmente, que mapeiam, além da performance, a conduta do executivo. Dessa forma entenderei o desempenho dele. Monitoro pessoalmente a expectativa e o momento de cada profissional. Converso muito, exercito a cumplicidade no relacionamento para ganhar espaço e moldar a atitude de cada um de acordo com o que acredito ser o correto para o conjunto.

NPE Qual o posicionamento da marca hoje no Brasil?

KL A GM se consolidou nos últimos anos com uma linha de produtos que se tornaram reconhecidos pelo custo-benefício. Atualmente a visão é incorporar à percepção do consumidor atributos menos evidenciados, como modernidade, luxo, status e potência. Captiva, Ágile, Malibu e outros modelos que chegarão apoiam esse caminho. O Brasil já é o quarto maior mercado automotivo do planeta e o terceiro maior da GM, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

NPE E Pernambuco?

KL Tem um papel significativo. Minha regional representa quase 10% das vendas do país e Pernambuco responde por 30% do volume da regional. O mercado pernambucano absorve perto de 6 mil novos veículos por mês. No primeiro quadrimestre deste ano o mercado nacional cresceu 18,1%, o Nordeste 28,7% e Pernambuco 31,1%.

NPE A central logística em Suape então foi uma consequência...

KL Estratégica. Esse crescimento evidenciou a necessidade de estar mais próximo do consumidor, entregar mais rápido os produtos. Na primeira fase da central logística apenas o Ágile será desembarcado para atender 14 Estados das regiões Norte e Nordeste, que concentram 40% da população brasileira, 80 milhões de pessoas. Depois outros veículos também virão.

NPE A vida de executivo não favorece a criação de vínculos fortes?

KL É verdade, porém é um caminho consciente. Por outro lado, une muito a família. Eu, minha esposa e meus dois filhos cultivamos uma união fora do comum. Acredito que essa rotatividade é parte do preço. Entretanto, me sinto tranquilo porque hoje na minha regional já tem gente preparada para sentar na minha cadeira.

Fonte: Revista Negócios PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário